Circuito Paulista de Viola volta a Caucaia no próximo final de semana

Para comemorar o 73º aniversário de Caucaia do Alto, no dia 30 de novembro, acontece o Circuito Paulista de Viola Instrumental, no dia 1/12, às 19h30, no anfiteatro do Ceuc – Centro Educacional Unificado de Cotia. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

O circuito conta com a performance do artesão e violeiro Levi Ramiro, anfitrião no show, e receberá violeiros convidados que apresentarão clássicos da viola, além de composições do próprio músico. O formato mescla música e prosa, conectando violeiros e a plateia por meio de ‘causos’ e histórias que envolvem a música regionalista de raiz.

O repertório conta com músicas autorais e canções tradicionais da viola caipira, como ‘Saudade da Minha Terra’, de Goiá e Belmonte; ‘Rio de Lágrimas’, de Tião Carreiro e Pardinho e ‘Triste Berrante’, de Adauto Santos. Violeiros locais também poderão participar.

O Circuito Paulista de Viola é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC. Ao longo do ano o projeto cultural passou por diversas cidades do interior paulista.

Levi Ramiro
Desde 1995, Ramiro adotou a viola como seu principal instrumento de trabalho, absorvendo esse universo cultural que vem ao encontro de suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical na arte de tocar e também na de fabricar seu próprio instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana.