Cioeste se reúne para rever pendências nas cidades da região

Consórcio é formado por oito cidades da Região Oeste da Grande São Paulo.

O presidente do Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, Jorge Lapas, também prefeito de Osasco, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (7), na sede do órgão, em Barueri, com os outros sete prefeitos que compõem o consócio, para apresentar o balanço de ações defendidas nas Frentes de Trabalho e nas Câmaras Temáticas, incluindo as demandas realizadas nos últimos meses, além de rever os encaminhamentos direcionados ao Governo do Estado e ao Ministério das Cidades solicitando investimentos e parcerias para projetos e serviços em comuns entres os municípios.

O encontro contou com a presença dos prefeitos Geraldo Teotônio (Jandira), Sérgio Ribeiro (Carapicuíba), Jaci Tadeu (Itapevi), Gregório Máglio (Pirapora do Bom Jesus), Elvis César (Santana de Parnaíba) e do secretário-adjunto de Projetos Estratégicos de Cotia, Benedito Simões, que na ocasião representou o prefeito Carlão Camargo.

Após a reunião, Lapas classificou o encontro como positivo e destacou: “A diretoria expôs aos prefeitos tudo que está sendo realizado pelo consórcio. Retomamos projetos que estão em andamentos, e não são poucos”, garantiu. “São demandas que envolvem toda a região Oeste da Grande São Paulo e as prefeituras estão empenhadas e unidas em busca dessas melhorias”, afirmou o presidente.

A pauta também tratou de assuntos relacionados ao meio ambiente, mobilidade urbana, saúde, limpeza urbana saneamento e abastecimento de água, além da “Casa Abrigo”, para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.

O Projeto Cultural Regional denominado “Festival de Verão 2016″, também fez parte do debate. A iniciativa contará com a parceria do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet (Lei 8.313/1991). O Festival deverá ser implantado no próximo ano, com período ainda a ser definido. A programação inclui mais de mil atrações com artistas regionais, valorizando os profissionais e ainda mais os centros culturais da região, que tem uma população estimada em quase 2 milhões de habitantes.

Olga Liotta/Agência SECOM de Notícias