Cinemas e academias de Cotia vão reabrir no dia 27 de julho

O governador João Doria autorizou a antecipação da reabertura de academias, cinemas e teatros para municípios do estado que estiverem na fase amarela. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na sexta-feira (3).

Doria fez uma atualização do Plano São Paulo, programa de reabertura da economia que separa fases de retomada em cores. As cores são: vermelha, que representa a proibição da abertura do comércio; laranja, com abertura de alguns estabelecimentos sob restrição (shopping, escritórios, comércio, concessionárias, imobiliárias); amarela, com abertura de mais tipos de estabelecimentos sob restrição; verde, com abertura do comércio ainda sob algumas restrições; e azul, com a abertura total sem restrições.

A reabertura de academias e de espaços culturais só estava prevista para a fase azul, mas Doria antecipou esses setores para a fase amarela.

Esses espaços poderão reiniciar o atendimento ao público a partir da última semana de julho, no dia 27. Segundo o governo, é preciso que o município esteja 28 dias na fase amarela para reabrir esses espaços.

Seguem na fase amarela Cotia, Vargem Grande Paulista, São Paulo e mais 11 municípios. O governo anunciou protocolos de segurança para os estabelecimentos que vão reabrir.

Academias terão limite de 30% da ocupação do espaço. O funcionamento será de, no máximo, 6 horas. Atividades em grupo estão proibidas, somente as individuais estão autorizadas. Também será necessário ter agendamento prévio para a entrada dos clientes. O espaço do vestiário será restringido, com suspensão dos chuveiros. O uso da máscara é obrigatório.

Para atividades culturais, convenções e eventos, a ocupação máxima é de 40% do espaço, e o público deverá ficar em assentos, com distanciamento. O funcionamento também é de, no máximo 6 horas, com vendas antecipadas pela internet, e suspensão do consumo de alimentos e de bebidas, para garantir o uso obrigatório de máscaras.

Os salões de beleza terão ocupação máxima de 40% do espaço, com funcionamento de 6 horas e uso obrigatório de máscara.

Da redação com Carta Capital