Cidades da região pedem Mais Médicos. Cotia solicitou quatro

São 37 vagas disponíveis na nova fase de classificação do Ministério da Saúde, voltada a profissionais formados no exterior.

As cidades da região Oeste solicitaram ao Ministério da Saúde, a reposição de profissionais para 37 vagas do programa Mais Médicos. Elas foram incluídas entre 1.410 novos postos abertos voltados a profissionais brasileiros formados no exterior. Ao todo, segundo o ministério,  1.985 médicos com diplomas obtidos fora do país que tiveram a inscrição validada se inscreveram no processo, que acontece após três chamadas, também para reposições, voltadas a profissionais formados no País e realizadas a partir de abril. Da região, quem mais solicitou profissionais foi Jandira, com 17 vagas abertas.

Na sequência, aparece Osasco, com 11. Também foram solicitados 6 médicos por Itapevi, 4 por Cotia e 2 por Barueri.  Também está em andamento, segundo o ministério, processo de substituição de médicos cubanos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde, que encerraram a participação no programa.

A expectativa é realizar quatro mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos. “O objetivo da reposição é justamente garantir que não haja desassistência nos municípios, dando continuidade ao atendimento prestado aos mais de 63 milhões de brasileiros beneficiados com esta ação”, destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O resultado desse novo processo sai na sexta-feira (25).

Após a seleção, os profissionais passam por  três semanas de treinamento e avaliação. O início das atividades nas redes de saúde está previsto para 9 de outubro. Atualmente, o Mais Médicos conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios.

Do Webdiario