Churrasco está 24% mais caro em relação à Copa de 2014

O churrasco, um dos pratos preferidos pelos brasileiros para acompanhar os jogos da seleção na Copa do Mundo, ficou 24,5% mais caro se comparado ao último mundial de futebol. Mas a alta ainda foi menor que a inflação, que entre junho de 2014 e maio de 2018, ficou acumulada em 26,4%.

O levantamento foi feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo avaliou o comportamento dos preços de 15 itens que, normalmente, compõem um churrasco. Dentre eles, nove tiveram alta acima da inflação no período, com destaques para cebola (85,8%), vinagre (45,7%) e sal (35,7%). Por outro lado, o preço do tomate recuou 6,7% em relação à Copa do Mundo de 2014.

Já a cerveja teve alto 26%, porém abaixo da inflação do período. Os preços de outras bebidas alcoólicas e refrigerantes e água mineral apresentaram elevação de 34,4% e 32,1%, consecutivamente, enquanto o do frango em pedaços ficou praticamente estável (-0,1%) no período analisado.

Do Webdiario