Cetesb multa 81 veículos em comando contra fumaça preta na Raposo Tavares

Na região, o comando foi feito na Raposo e Rodoanel.

Em uma grande operação de fiscalização de veículos a diesel comandada simultaneamente em 22 pontos nas principais estradas e avenidas com fluxo de trânsito intenso, em todo o estado, a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo multou 81 veículos no Km 27 da Raposo Tavares (em frente ao Rancho da Pamonha) e 147 no Km 13,5 do Trecho Oeste do Rodoanel.

cetesb1No Estado, o total de multas em caminhões e ônibus chegou a 1.061, além de vans e picapes, que estavam emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental.

Na operação realizada nesta quinta (13), 41.086 veículos passaram pelos postos de fiscalização. Desse total, 1.061 foram penalizados com multas no valor de 60 Ufesp – Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, correspondendo a R$ 1.275,00. O megacomando, aplicado entre 9h e 14h, é feito duas vezes por ano, neste período em que as condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão dos poluentes, prejudicando a qualidade do ar.

A aplicação das multas foi feita com base na Escala de Ringelmann, comparando a intensidade da fumaça preta com os tons colorimétricos impressos nesse instrumento.

Em 2014, a Cetesb lavrou um total de 20.416 multas por emissão de fumaça preta acima dos padrões legais. Em 2015, até o final de março, foram lavradas 4.763 multas.

Conscientização

Grande parte dos poluentes presentes no ar da Região Metropolitana de São Paulo é proveniente dos sete milhões de veículos (dados de frota de 2013) que trafegam por aqui. De acordo com o relatório de Emissões Veiculares, da Cetesb, de 2013, caminhões, ônibus, vans e picapes, a diesel, respondem por 29% das 4.460 toneladas de material particulado lançadas anualmente na atmosfera na RMSP. Os poluentes emitidos agridem à saúde de toda a população, em especial, as crianças, os idosos e os indivíduos com problemas respiratórios ou baixa resistência imunológica.

cetesbO objetivo das campanhas desenvolvidas pela Cetesb é incentivar a manutenção corretiva dos motores a diesel. Por isso, o valor da primeira multa pode ser reduzido em 70%, desde que se comprove sua reparação e a medição da opacidade em uma oficina pertencente ao Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel – PMMVD, desenvolvido pela Cetesb desde 1998.

Nos últimos anos, o percentual de veículos a diesel emitindo fumaça preta em excesso no estado de São Paulo caiu em mais de 30%, e atualmente verifica-se uma desconformidade de até 7% na Região Metropolitana de São Paulo. Entende-se que isso se deve às ações da Cetesb, de fiscalização e de atividades preventivas e educativas em oficinas de manutenção, montadoras e empresas de transportes, bem como pelo desenvolvimento de programas de gestão ambiental de frotas.

Além dos benefícios para a população em geral, os proprietários de veículos a diesel que procuram manter seus automóveis regulados e seguem as recomendações da campanha, evitam ser multados pela Cetesb, economizam combustível e aumentam a vida útil do equipamento.

Os cidadãos também são convidados a participar dos esforços para a melhoria da qualidade do ar, denunciando os veículos que emitem fumaça em excesso pelo 0800-113560 e também pelo site www.cetesb.sp.gov.br.

No site da Cetesb (http://www.cetesb.sp.gov.br/ar/emissao-veicular/45-oeracao-inverno), há um link com a chamada para a Operação Inverno 2015, contendo respostas para perguntas frequentes, folhetos e faixas que estão sendo utilizadas nos comandos.