Cemitérios de Cotia estão liberados para o público no Finados, mas com orientações

O Dia de Finados está chegando, na próxima segunda-feira (2/11), mas este ano deve ser diferente, devido à pandemia do coronavírus.

Normalmente, como em 2019, cerca de 12 mil pessoas visitaram os quatro cemitérios de Cotia, porém, com o isolamento social e medo de contrair o vírus, o movimento deve cair cerca de 50%.

Recentemente o Governo do Estado liberou a abertura dos cemitérios no Finados, mas deixou a cargo de cada prefeitura liberar ou não em seu município.

No caso de Cotia, segundo apurou a reportagem do Jornal Cotia Agora, não haverá restrições de entrada, nem limitação no número de pessoas, mas a Prefeitura fará desinfecção dos locais, colocará álcool gel para o público e pede para que todos usem máscaras e mantenham a distância.

No entanto, o pedido e orientação é para que pessoas idosas, doentes crônicos e crianças evitem ir a estes locais, especialmente no feriado de Finados, em que a movimentação é maior. Todos que comparecerem aos cemitérios deverão usar máscaras e respeitar o distanciamento das demais. Se mais do que uma pessoa tiver a intenção de visitar o mesmo jazigo, o pedido é para que alternem o horário de visitação para evitar aglomeração no local. Haverá equipes nos cemitérios disponibilizando álcool em gel. Também será feita a desinfecção de todas as áreas dos cemitérios com substância saneante“, disse a nota da Prefeitura enviada ao Jornal Cotia Agora.

Cotia tem quatro cemitérios, sendo o mais antigo, o Central, o do Maranhão, no Recanto dos Victors, o Jardim das Flores, que fica no Km 30 e o de Caucaia do Alto.