Casos de infecção urinária aumentam no verão

O Brasil vem enfrentando altas temperaturas neste verão. Além do calor, a estação também apresenta aumento na incidência de algumas doenças, como as infecções urinárias, que acometem principalmente as mulheres, uma vez que possuem a uretra mais curta do que os homens, facilitando a entrada de bactérias no trato urinário.

Segundo o Dr. Marcos Dall’Oglio, urologista, uma das principais causas das infecções do trato urinário é a desidratação. A maior perda de líquidos pelo suor e respiração não é reposta como necessário, o que gera menor quantidade de urina. Soma-se a isso também o aumento da umidade em áreas íntimas durante essa época do ano, que gera mudanças na flora comum a essa região, causando um desequilíbrio que propicia o desenvolvimento de infecções.

Existem diversos tipos de infecções urinárias. As mais simples são as que se caracterizam com sintomas de dores no baixo ventre, ardência ao urinar e maior frequência urinária. Em alguns casos é possível que ocorra sangramento ao urinar, isso acontece quando a infecção atinge apenas a uretra e a bexiga, quadro clínico denominado uretrite e cistite.

O uso de medicamentos não antibióticos, mas com ação antibacteriana é uma alternativa segura e eficaz para o tratamento das infecções urinárias Essa medicação, além de tratar também possui ação profilática, evitando assim novos episódios de infecções urinárias.

“O crescente problema da resistência antimicrobiana e as infecções urinárias recorrentes levou a uma busca por alternativas não antibióticas para o tratamento e prevenção destas infecções. Consulte seu médico sobre essas alternativas”, alerta Lucia Barreira, Gerente técnica-científica do Laboratório Gross.

É importante ficar de olho também em crianças, adolescentes e idosos, pois eles também podem desenvolver a doença. Os sintomas podem ser febre e moleza, dor e ardor ao urinar, dor na bexiga e dificuldade para controlar a urina.

Se ocorrer atraso no diagnóstico e no tratamento, a infecção urinária pode evoluir para complicações mais sérias, como infecção nos rins (pielonefrite aguda) e até infecção generalizada. Felizmente, a maioria dos casos é de cistite (infecção da bexiga), que responde muito bem ao tratamento rápido e eficiente.