Casos de dengue em Cotia chegam a oito em 2019

O verão já acabou. Mas a dengue não dá trégua. As cidades da região Oeste registraram um crescimento de 600% no total de casos em menos de um mês e fecharam o primeiro trimestre do ano com 132 casos confirmados da doença. Eram 21 no início de março.

Além disso, o total de registros nos três primeiros meses de 2019 já 236% maior que o contabilizado durante todo o ano passado. Em 2018, as cidades dessa área somaram 44 registros de dengue.Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde.

No levantamento do primeiro trimestre, quem lidera é Carapicuíba, com 62 registros. Desse total, 36 foram autóctones, ou seja, quando o paciente contrai a doença na cidade onde mora. Outros 26 foram importados, quando a pessoa é contaminada fora do local onde mora. Em segundo lugar aparece Osasco, com 46 casos – maioria deles, 42, adquiridos na própria cidade. Em termos de comparação, durante todo o ano passado Carapicuíba registrou 6 casos de dengue. E, em Osasco, foram 15.

Mas, ao contrário das demais cidades, a maioria deles – 8- foi importada. Barueri e Cotia somam 8 registros cada. Em Jandira, são 5. E, em Itapevi, 3.

Por Erica Celestini – Webdiario