Carlão Camargo encerrou mandato de oito anos sem cumprir quase 90% de seu Plano de Governo

O prefeito de Cotia, Carlão Camargo, encerrou no dia 31 de dezembro, oito anos de mandato à frente do Executivo da cidade.
Com um governo muito contestado pela população, que sempre reclamou da falta de empenho da prefeitura em resolver questões importantes na cidade, como problemas na saúde, educação, transporte, meio ambiente, etc, passaram-se oito anos e ficou a sensação de que faltou muito para Cotia melhorar em muitos quesitos.

O Jornal Cotia Agora, em posse do Plano de Governo de Carlão lançado em 2008, fez um levantamento in loco, junto a funcionários de diversas secretarias e profissionais da cidade que usam alguns serviços públicos, além da própria população, essa a maior interessada nas melhorias e a maior prejudicada no não cumprimento das promessas de campanha.

Elaboramos uma lista de quase 130 propostas do Plano e apenas pouco mais de 10% foi cumprido pela última administração. Separamos por Secretarias e/ou bairros/serviços e daremos uma ideia para o leitor do que foi prometido e ficou faltando e o que foi realizado.

GOVERNO
-Centro de Atendimento à População: Está em fase de construção, ao lado da antiga ProCotia e abrigará várias secretarias e departamentos em um só lugar, facilitando o acesso da população aos serviços públicos. Previsão de entrega no segundo semestre de 2017.
-Ouvidoria 24 horas: Não cumprido
-Subprefeituras equipadas: Foi prometido que as subs da Granja Viana e Caucaia disponibilizariam posto bancário, cadastro imobiliário, posto móvel da GCM. Não foi cumprido.
-Novas subprefeituras: Cinco administrações regionais estavam no Plano de Governo. Apenas de Caucaia e Granja Viana funcionaram. As do Atalaia, Central e Rio Cotia não saíram do papel.
-Serviços via internet: Foi cumprido parcialmente, como consultas de IPTU, situações imobiliárias. Serviços como solicitações de serviços nos bairros e notícias sobre serviços executados não foram feitos.
-Valorização dos funcionários: Melhores salários, Plano de Carreira e revisão do estatuto dos funcionários foram temas de paralisações e greves por parte de professores, pessoal da Saúde e Guarda Civil e muita coisa ficou pendente, como licenças prêmios, bonificações, etc.

TRANSPORTE E TRÂNSITO
-Criação da secretaria específica: Realizado
-Agência Municipal de Transportes: Fiscalizaria o transporte coletivo. Não cumprida
-Contratação de mais agentes de trânsito: Houve Concurso Público para agentes e fiscais de trânsito.
-Novas viaturas: Ao longo dos oito anos a frota foi equipada e sucateada. No último mês, seis novos VW Gol foram adquiridos para o Demutran.
-Carga e descarga noturna: Chegou a ser implantada, funcionou por pouco tempo. É comum vermos caminhões descarregando durante o dia.
-Novos abrigos de ônibus: Foram colocados vários pontos no Município, mas ainda existem muitos locais que a população espera o transporte coletivo debaixo de sol e chuva.

HABITAÇÃO
-Criação da Secretaria de Habitação: Cumprido
-Proibir a verticalização: Cumprido. Em Cotia muito se discute se a verticalização trará benefícios ou prejudicará a vida dos munícipes. Os prédios acima de quatro andares na cidade são proibidos, mas acharam uma brecha na Lei e fazem o projeto com quatro andares no nível da rua e outros como se fossem subsolos, mas com entrada em ruas laterais.
-Novas habitações e Casa da Família: Cumprido parcialmente. Se formos falar de planos de moradia popular, como o Minha Casa Minha Vida, algumas unidades foram construídas pelo Governo Federal. Mas, o que mais houve na cidade foram as aprovações de dezenas de loteamentos, residenciais e condomínios em locais sem a menor infraestrutura, causando um impacto grande no trânsito, sistema de distribuição de água e energia e esgoto, entre outros.
-Regularização de Imóveis: A chamada “Certidão de Nascimento” para todas as casas de Cotia não aconteceu. Muitos imóveis ainda estão irregulares e sem nenhuma documentação.
-Aprovação de bolsões residenciais: Somente 10 bolsões foram autorizados desde 2009, com o fechamento de ruas e isolamento de casas.
-Sala dos arquitetos e engenheiros: Cumprido, segundo profissionais ouvidos pela reportagem.
-Desfavelamento: Com exceção da favela ao lado do estádio municipal e da Vila Clara, onde famílias foram retiradas em reintegração de posses e colocadas em imóveis populares na região do Jardim São Miguel, não se tem conhecimento de nenhuma ação do tipo.
-Amparo ao Trabalhador: O programa consistia em construir moradias para trabalhadores da indústria local e autônomos. Não cumprido.
-Programa Direito de Morar: Regularização de áreas de ocupação irregular e atendimento de famílias em áreas de risco. Apenas ação como no item acima, do desfavelamento.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO
-Isenção de impostos e taxas para empresas que se instalem no Município: Não cumprido
-Parceria com o Sebrae: Cumprido. O órgão fez diversas ações na cidade, além da instalação de um posto na Secretaria.
-Parceria para formação para o mercado de trabalho: Não cumprido.
-Polo Industrial da Água Espraiada: Não cumprido. Muito se falou na criação do chamado “Porto Seco” ao lado da ferrovia, mas até o momento nem o polo, nem o porto foram construídos.
-Desburocratização para abrir empresas: Segundo profissionais ouvidos por nossa reportagem, o serviço é de péssima qualidade.

MEIO AMBIENTE
-Parque ao longo do Rio Cotia: Não cumprido. Nenhum foi construído.
-Casa da Lavoura: Não cumprido
-Ceagesp em Caucaia: Não cumprido
-Apoio aos agricultores: Alguns cursos e palestras foram realizados, segundo informou a prefeitura
-Regularização fundiária: Não realizada, inclusive no Jardim Lavapés, onde o Governo iniciou e depois parou.
-Fundo Municipal de Meio Ambiente: Foi criado através de Lei, mas apenas uma reunião de apresentação foi feita. Os conselheiros eram secretários municipais.
-Parques Naturais: Apenas o Teresa Maia, na Granja Viana, recebeu melhorias. Os demais, como o das Nascentes, que fica ao lado do Rodoanel e do loteamento Gramado, ficaram na promessa. Inclusive o das Nascentes teve invasão em 2012. O Tizo também foi outro esquecido.
O Parque Curupira recebeu o viveiro municipal e fica na região da antiga Syntechron, mas é fechado ao público. Aliás, o viveiro também sofreu com o abandono e em alguns momentos, mudas de árvores morreram por falta de água.
-Revitalização do Cemucam: O Parque pertence à Prefeitura de São Paulo. Nos últimos anos chegou-se a comentar que Cotia queria a posse do local, mas isso não aconteceu. O Plano de Governo dizia em transformar o local em área de shows e eventos.
-Combate ao desmatamento e poluição: Nunca se desmatou tanto em Cotia como nos últimos anos. Isso foi denunciado por nós e demais portais de notícias e alguns jornais da cidade. Muitas árvores foram derrubadas e as “compensações ambientais” não foram suficientes para sanar os estragos. Quanto à poluição, principalmente nos rios, só aumentaram.
-Criação do Departamento de Águas: Cuidaria dos rios, nascentes e mananciais. Não cumprido.
-Fiscalização de descarte de entulhos: Muitos pontos clandestinos de descarte foram criados na cidade e não houve fiscalização suficiente. Não cumprido.
-Programas de conscientização: Não cumprido.
-Animais: Houve campanhas de castração de cães e gatos com certa frequência. Mas, mutirão de doações, palestras foram falhas. Campanha de vacinações tiveram problemas com a distribuição do Ministério da Saúde.
-Arborização: Prometeu plantio de árvores nativas em avenidas e margens de córregos e rios. Não cumprido.
-Coleta seletiva: O serviço de coleta seletiva prometida não foi cumprido. Cotia recicla quase nada. Apenas uma cooperativa existe na cidade e não foram feitas campanhas em massa para a reciclagem.
-Ecoturismo: Muito se falou na criação do Polo de Ecoturismo no Morro Grande e na região de Caucaia. Nada foi feito.
-Implantação de rede de esgoto: As obras da Sabesp estão em andamento há pelo menos cinco anos, mas não foram concluídas.
-Córregos: Canalização dos córregos de Caucaia, Rua do Cristo, entre outros. Apenas a do Km 21 foi feito, com muito atraso e ainda causam problemas para os moradores, que tem suas casas invadidas pelas enchentes há quase 10 anos.

SEGURANÇA
-Sede da Guarda Civil: A que foi prometida, com auditório, treinamento e cursos não foi cumprida. Apenas espaços improvisados, tanto no centro como na Granja Viana e Caucaia.
-Monitoramento com câmeras: Junto com a base (ônibus) cedida pelo Governo Federal, viriam cerca de 40 câmeras de monitoramento. Apenas algumas no centro e na Praça Niso Viana foram instaladas.
-Aumento do efetivo da GCM: Novos concursos foram prometidos e não cumpridos. O efetivo é pequeno para uma cidade de 332 km² de extensão e população em torno de 240 mil habitantes.
-Melhorias: Vieram ao longo dos oito anos, novas viaturas alugadas em 2009, 2013 e 2015, mas muitas foram dado baixa, devido às colisões. Novas bases da GCM prometidas foram implantadas em poucos lugares, mas normalmente sem a presença dos agentes. Faltaram uniformes, armas e coletes aos guardas, assim como Plano de Carreira, melhoria salarial e pagamento de alguns direitos.
-Guarda Ambiental: Cumprido.

OBRAS
-Ligação da Estrada do Morro Grande com Panorama e Arco Íris (Nova via): Não cumprido
-Túnel no Centro: Não cumprido.
-Reurbanização de avenidas Antônio Mathias de Camargo e Lyons, que receberiam calçadas padrão, árvores, semáforo. Não cumprido.
-Duplicação da Estrada da Aldeia: Nem a manutenção foi feita. Asfalto esburacado e não há calçadas.
-Alça de acesso no Parque das Rosas: Não cumprido
-Estrada das Pitas: Retorno e acesso e pavimentação. Não cumprido.
-Interligação do Nova Vida e Mirizola: Cumprido.
-Melhoria no acesso ao Turiguara: Não cumprido
-Calçadas padronizadas: É só andar pela cidade para ver que nada foi feito.
-Melhorias nos retornos e viadutos: Não cumprido.
-Duplicação da Estrada do Morro Grande: Não cumprido.
-Parceria Público Privada em Obras: Construção de viadutos, túneis e bolsões de estacionamento. Não cumprido.
-Revitalização do Centro: Não cumprido.
-Bolsão de estacionamento no Centro: Não cumprido.
-Sinalização de ruas: Cumprido parcialmente. Faltam placas com os nomes das ruas.
-Placas de localização dos bairros: Não cumprido.
-Remodelação de ruas : Não cumprido.

GRANJA VIANA
-Acesso ao bairro Gramado: Uma via paralela ao acesso do Rodoanel foi implantada.
-Ligação do Parque São George e Jardim da Glória: Não cumprido.
-Jardim da Glória: Alargamento da Avenida João Paulo Ablas, extensão da Howard Acheson ao Rodoanel. Não cumprido.
-Acesso da José Giorgi para a Raposo: Não cumprido pela administração e pelo DER.
-Duplicação da Estrada Fernando Nobre: Não cumprido.
-Acabar com o problema da esquina da Rua José Félix com Avenida São Camilo: Várias tentativas frustradas. O semáforo complicou mais o trânsito.
-Melhorias na Raposo Tavares: O que foi feito, coube ao DER. Atendimento de emergência 24h, passarela no Km 23 não foram cumpridos.
-Marginais: Prolongamento de marginais. Apenas o trecho próximo à delegacia da Granja foi asfaltado.

CAUCAIA
-Parque Industrial: Não cumprido.
-Parque Municipal: Não cumprido.
-Porto Seco: Não cumprido.
-Duplicação da Estrada de Caucaia: Não cumprido.
-Reurbanização do Centro: Parcialmente cumprido.
-Pavimentações: Estrada dos Pires e Estrada Nhambuca (Não cumpridos). Rua Luís Ferreira Gil e José do Patrocínio (Cumpridos).
-Iluminação da Vila São Roque: Cumprido.

ESPORTES
-Quadras nas escolas: Parcialmente cumprido.
-Torneio inter escolas: Não cumprido.
-Programa Nosso Talento: Não cumprido.
-Centros de lazer nos bairros: Alguns foram construídos.
-Campos de futebol: Reformas realizadas no Atalaia, Rio Cotia, Pereiras, Ipê, Caucaia e Mirizola.
-Valorização dos professores de educação física: Consultados pela reportagem, negaram isso.
-Pistas e campeonatos de skate: Apenas uma pista no bairro do Portão.
-Ciclovias: Não cumprido. Apenas a ciclofaixa que liga a Vila Monte Serrate ao Portão, mas que não há fiscalização e monitoramento.
-Esportes radicais em Caucaia: Não cumprido.

SAÚDE
-Construção de Centro Cardiológico: Não cumprido.
-Centro Municipal de Diagnósticos: Não cumprido.
-Novas Unidades Básicas de Saúde: Apenas no Mirante e o novo espaço no Morro Grande. As demais passaram por reformas e adaptações.
-Contratação de médicos: O programa Mais Médicos do Governo Federal trouxe para Cotia, profissionais cubanos. Outros foram contratados, mas a população sempre reclamou da falta de mais profissionais nas unidades.
-Pronto Socorro Infantil 24h no Atalaia: Não cumprido.
-Ampliação do Programa de Saúde da Família: Parcialmente cumprido.
-Programa Cotia Acolhedora: Humanização no atendimento, essa era a meta. Não é isso o que a população sente nas unidades e prontos socorros.
-Sistema de Satisfação do Usuário: Não cumprido.
-Melhoria no agendamento para atendimento fora da cidade: Muitas reclamações para deslocamento para exames, hemodiálise, entre outros.
-Cartão da Saúde de Cotia: Não cumprido.
-Rede de Assistência Integral: Parcialmente cumprido.
-Programa Saúde na Escola: Parcialmente cumprido.
-Remédio em Casa: Quase não cumprido. Faltaram remédios, principalmente de custo médio e alto custo e às vezes até básicos nas farmácias públicas. A entrega nas residências foi precária.
-Internação domiciliar: Profissionais iriam às casas de pacientes com dificuldades de locomoção. Não cumprido.

TURISMO
-Implantação do Polo de Ecoturismo: Não cumprido.
-Rotas Turísticas: Não cumprido.
-Projeto Caminhos no Morro: Não cumprido.
-Programa Jovens da Reserva da Biosfera: Não cumprido.
-Centro de Eventos Agropecuários: Não cumprido.
-Centro de Convenções Granja Viana: Não cumprido.
-Trem turístico: Não cumprido.
-Parque Memorial Caucaia: Não cumprido.
-Revitalização do Mandú e Padre Inácio: Os sítios históricos foram apenas preservados.
-Capacitação profissional para o turismo: Não cumprido.

EDUCAÇÃO
-Capacitação de professores: Parcialmente cumprido.
-Autonomia no gerenciamento de escolas: Informação não encontrada pela reportagem
-Plano de Carreira: Não cumprido.
-Avaliação de profissionais: Segundo informações da Secretaria e de professores, parcialmente cumprido.
-Construção de creches: Não cumprido. Muitos pais tiveram que recorrer à Justiça o direito de vaga em creches para seus filhos.
-Complexos educacionais: Não cumprido.
-Escola da Família aos finais de semana: Algumas ações foram realizadas.
-Acessibilidade em escolas: Pouca coisa feita. Houve casos de creches alugadas em casas com escadas.
-Casa do Professor: Não cumprido.
-Escola Profissionalizante Temática: Não cumprido.
-Ampliação dos TEGs – Transporte Escolar Gratuito: Parcialmente. Muitos pais reclamaram da falta de ônibus em diversos bairros.
-Educação de Jovens e Adultos: O EJA foi implantado em algumas escolas.

CULTURA
-Novas bibliotecas: Nenhuma foi construída.
-Escola de música: Não cumprido.
-Museu de Cotia: Não cumprido.
-Teatro e Cinema: Não cumprido
-Concurso de Fanfarras e Bandas: Apenas duas edições foram realizadas
-Centro Cultural: Não cumprido.
-Centro cultural nos bairros: Não cumprido.

JUVENTUDE
-Áreas de lazer: Algumas áreas foram construídas.
-Mão de obra juvenil: Não cumprido.
-Políticas para a juventude: Não cumprido.
-Laboratório de informática nos bairros: Não cumprido.

COMUNIDADE
-Criação de conselhos populares: Não cumprido.
-Apoio a ONGs: Parcialmente cumprido. Poucas tiveram apoio.
-Ampliação do Ceic – Centro Especial de Integração da Criança: Cumprido. Novo local inaugurado no Centro.

MULHER
-Clínica da Mulher: Cumprido.
-Programa Violência Contra a Mulher: Ações foram feitas, como palestras, campanhas e integração com a Delegacia da Mulher.
-Capacitação e trabalho: Cursos foram dados em parcerias.

TRABALHO
-Programa 1º Emprego: Parcialmente cumprido.
-Programa estagiários na prefeitura: Não cumprido.
-Programa Experiência é o Que Conta: Não cumprido.
-Vinda da Etec: Cumprido.
-Cursos técnicos profissionalizantes: Cumprido.
-Programa Sou Aprendiz: Parcialmente cumprido.
-Centro de Atenção de Saúde do Trabalhador: Não cumprido.