Carapicuíba pode ter multa de R$ 483 para quem passar trote

Começou a tramitar na Câmara de Carapicuíba, projeto de lei, assinado por 11 vereadores, que proíbe e multa autores de falsas comunicações de crime, os conhecidos trotes, junto aos serviços públicos e de emergência da cidade, como Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A multa para os proprietários de linhas telefônicas que passarem trotes será de R$ 483,00, o que equivale a uma VRMC – Unidade de Referência do Município de Carapicuíba dobrando em caso de reincidência.

De acordo com o texto, caberá aos serviços públicos de emergência identificar os números das ligações que originaram os trotes e encaminhá-los às empresas telefônicas para que informe os nomes dos proprietários à Prefeitura para a lavratura de auto de infração.

Na justificativa os vereadores explicam que o projeto tem como objetivo reduzir os números destas ações cometidas na cidade, muitas vezes por crianças, alertando os pais quanto ao risco de penalidade. “A Lei Municipal teria como efeito ampliar a divulgação e estimular a realização de campanhas educativas em apoio a todos os serviços públicos de urgência. Além disso, vai colaborar para que os custos com as falsas comunicações de ocorrências sejam reduzidas”.

Por Juliana Oliveira – Webdiario