Campeonato Municipal de Futebol – Regulamento Geral e Técnico

Liga de Futebol de Cotia – Campeonato Municipal 2015

CAPÍTULO I

PARÁGRAFO ÚNICO

Os Regulamentos da Competição estão disponíveis no site: www.cotiafutebol.com e www.jornalcotiaagora.com.br

É de absoluta competência e responsabilidade das equipes, o comparecimento na LIGAaté a primeira terça subsequente aos jogos para tomar ciência dos fatos ocorridos e/ou relatados em seus jogos.

O Campeonato 2015 terá seu inicio no dia 17 de Maio de 2015 – As fichas deverão ser entregues na sede da Liga até o dia 11 de maio de 2015.

Só serão aceitas as fichas que estiverem digitadas ou datilografadas. As equipes que não entregarem as fichas na data acima serão consideradas eliminadas da Competição e sofrerão as sanções constantes neste Regulamento de acordo com os Artigos.

Art. 1º- O Campeonato Municipal de Futebol 2015 é organizado pela Liga de Futebol de Cotia com assessoria técnica da Comissão de Esportes, com total apoio da Prefeitura Municipal de Cotia, da Câmara Municipal de Cotia e da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer obedecendo as normasdeste Regulamento Geral, Regulamento Técnico, com orientações gerais do CBJD.

Art. 2º – A Comissão de Esportes e Liga de Futebol de Cotia, coordenadora da competição, detêm todos os direitos relacionados à mesma, que tem por finalidade o congraçamento de atletas, pertencentes a clubes esportivos filiados a Liga de Futebol de Cotia e convidados.

Paragrafo Único – A Comissão de Futebol e Liga de Futebol de Cotia são responsáveis pela aplicação deste regulamento, bem como, elaborar, alterar e dar cumprimento à tabela de jogos composta de locais, datas e horários que serão definidos através de sorteio.

Art. 3º – A forma da competição é a mesma do Campeonato Municipal de Futebol 2014.

CAPÍTULO II

DA PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES

PARÁGRAFO ÚNICO.

– Só poderão entrar e permanecer dentro de campo até 03 dirigentes previamente inscritos e identificados através de crachás com foto.

OU A PERDA DOS PONTOS CASO HAJA VITÓRIA, OU A PERDA DE 03 PONTOS NA TÁBUA DE CLASSIFICAÇÃO CASO HAJA DERROTA OU EMPATE DA EQUIPE INFRATORA. NA SEGUNDA INFRAÇÃO, A EQUIPE SERÁ ELIMINADA DA COMPETIÇÃO E SERÁ PUNIDA CONFORME ART.

Art. 5º- Cada equipe assinará um termo de compromisso assumindo total responsabilidade pela participação de sua equipe na Competição.

Art. 6º- É obrigatória a participação de todas as equipes filiadas á LFC. As equipes que não disputarem a competição estarão automaticamente rebaixadas de Divisão para a Competição em 2015, DEVENDO ESTAR QUITES COM A TESOURARIA DA LFC.

DA INSCRIÇÃO E CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 7º – As agremiações poderão inscrever no máximo 25 (vinte e cinco) atletas. Até o dia   é obrigatório a inscrição de 15(quinze)atletas. Os demais poderão ser inscritos ate a quarta-feira anterior a 4ª rodada da 1ª Fase. É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição datilografado ou digitado em computador contendo o nome completo, numero do RG, data de nascimento e assinatura dos atletas e da comissão técnica.

Art. 8º – O atleta só poderá ser inscrito e atuar por uma única agremiação e por uma categoria e Divisão no caso vale para a categoria esporte, portanto o atleta que comprovada a duplicidade de inscrição e assinatura, deverá comparecer juntamente com os dirigentes das agremiações onde ocorreu o fato munido de declaração solicitando esta reparação com a concordância de ambas as equipes, na LFC até a sexta-feira do início da Competição. Caso isso não ocorra, o atleta estará impossibilitado de participar da Competição.

PARÁGRAFO ÚNICO

-Os atletas inscritos na categoria 40 anos e 50 anos poderão ser inscritos nos Campeonatos da 2ª, 3ª e Seletiva   desde que esses Campeonatos não aconteçam simultaneamente.

Parágrafo 2º- Na categoria Veteranos, poderá ser inscritos 04(quatro) atletas com idade de 38 anos completados em 2015 (1977), podendo ser inscrito também 01(hum) atleta com 35 anos completos(1980) que só pode atuar como goleiro. Caso este atleta atua como jogador de linha, a equipe estará automaticamente eliminada da competição. Os demais deverão ter 40 anos completos ou a serem completados em 2015.

Parágrafo 3º- Na categoria Seniors, poderão ser inscritos 04 (quatro) atletas com 48 anos completados em 2015 (1967), podendo ser inscrito também 01 (hum) atleta com 45 anos completos(1970) que só pode atuar como goleiro. Caso este atleta atue como jogador de linha, a equipe estará automaticamente eliminada da competição. Os demais deverão ter 50 anos completos ou a serem completados em 2015.

Parágrafo 4º- Na categoria Seniors (50 anos), as substituições são livres, podendo inclusive regressar a campo novamente o atleta substituído. Na categoria veteranos 40 anos poderão ser feitas até 07(sete) substituições.

Art. 9º- As definições de campo, mando de jogos, horário das partidas, escalação de árbitros e tudo o mais que se refira ao bom andamento das partidas e rodadas do Campeonato 2015 ficam a cargo da Comissão de Esportes.

Art. 10º- A Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer e Liga de Futebol de Cotia cobrarão judicialmente dos clubes os anos causados pela equipe, por sua torcida, que venham a lesar tanto de natureza física das instalações onde forem realizadas todas as partes que compõem a Competição, como também a parte física e moral de todos os pertences á organização deste.

Art. 11º – A LFC, através de Resoluções, irá proibir a entrada de pessoas e/ou torcidas organizadas nos estádios, que tenham causado ou que possam causar danos ao futebol/patrimônio público.

CAPÍTULO III

DOS JOGOS

Art. 12º – A duração das partidas será de 40 x 40 minutos com intervalo de 10 minutos nas categorias Esportes, sendo 35×35 minutos nas categorias veteranos e veteraníssimos.

Art. 13º – A pontuação dos jogos serão computados como segue:

a) – 03 pontos por vitória

b) – 01 ponto por empate

c) – 00 ponto por derrota

DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

Art. 14º- Em caso de igualdade pelos critérios acima, será aplicado o seguinte critério, que excluem os demais pela ordem, para desempate como segue:

  1. Maior números de vitórias
  2. Maior saldo de gols
  3. Maior números de gols marcados
  4. Menor número de gols sofridos
  5. Menor número de cartões vermelhos
  6. Menor número de cartões amarelos
  7. Confronto direto
  8. Sorteio na LFC.

DAS PARTIDAS

Art. 15º- Uma partida somente deixará de ser realizada, interrompida ou encerrada por um dos motivos abaixo:

a)- Falta de garantia

b)- Conflitos graves

c)- Mau estado do campo de jogo

d)- Motivo extraordinário, não provocado pelos clubes, e que represente uma situação de comoção incompatível com a realização do jogo.

INCISO 1º- Nenhuma partida deixará de ser realizada pelo não comparecimento do árbitro e/ou seus assistentes, cabendo aos dirigentes das equipes a indicação de pessoas que dirigirão a partida, de comum acordo.

Parágrafo 1º- O árbitro deverá aguardar, por pelo menos 30(trinta) minutos, a solução dos problemas que deram origem á interrupção do jogo e se tal não acontecer, determinará o seu encerramento.

Parágrafo 2º- Quando for suspensa pelos motivos previstos nas letras “a” e “b” deste artigo, assim se procederá, após julgamento do processo correspondente, pela comissão julgadora:

1)- Se a interrupção nas hipóteses das letras “a” e “b” se der por culpa de uma das agremiações, ela será considerada perdedora pela contagem de 1×0 (um a zero) em favor do adversário.

2)- Caso a agremiação infratora esteja perdendo, o placar será mantido, por exemplo: 0x1,0x2, 0x3,etc, em favor do adversário.

Parágrafo 3º- Quando da não realização do jogo se der em conseqüência da situação prevista nas letras “c” , “d” e “e”, deste artigo, um novo jogo será disputado como se segue:

1)- Caso seja mantido a impossibilidade da realização do jogo suspenso, o mesmo será remarcado em data, horário e local designados pela LFC.

2)- Quando ocorrer a interrupção, caso hajam sido disputados acima de ¾ do tempo de jogo, o mesmo será encerrado, mantendo-se o resultado do placar.

3)- Quando ocorrer a interrupção antes de ¾ do tempo de jogo, esse será marcada em outra data, horário e local, com a mesma contagem do momento da interrupção, com os mesmos atletas, a mesma documentação da partida interrompida.

Parágrafo 4º – Caso persista a impossibilidade de continuação do jogo, o mesmo será anulado e remarcado novo jogo Integral em data, horário e local designados pela LFC.

Art. 16º- Um jogo poderá ser adiado pela LFC, por motivos de força maior, porém tal providência terá de ser adotada com antecedência mínima de 06(seis) horas, dando-se ciência aos representantes das agremiações disputantes.

Art. 17º- Um jogo somente poderá ser adiado, interrompido ou encerrado por decisão do árbitro, devidamente justificado em seu relatório.

Art. 18º- No caso de suspensão ou interrupção definitiva que determine a sua anulação, poderão participar de novo jogo os atletas com condições de jogo e que não esteja cumprindo penalidades disciplinar.

Art. 19º- A LFC poderá adiar ou antecipar um jogo, desde que os seus disputantes sejam previamente notificados e de acordo com as normas vigentes.

CAPÍTULO IV

DA INSCRIÇÃO DOS ATLETAS

Art. 20º- Só poderão participar desta Competição, os atletas com 18(dezoito) anos completos, Sendo de total responsabilidade das equipes a informação dos dados de seus atletas e participantes. Caso haja a inscrição de atletas menores de 18 anos, esta deverá vir com a anuência dos pais em notificação escrita junta a LFC. Caso isso não ocorra o atleta estará impossibilitado de atuar.

Art. 21º-É PROIBIDA a participação de jogadores profissionais. A utilização comprovada de atletas com vínculo profissional ativo acarretará sanções conforme Art. 23º Paragrafos 1º e 2º item b.

Poderão atuar atletas que estejam a mais de 24 meses sem atuar profissionalmente.

O ônus da prova cabe a quem denunciar. Caso seja feita a denuncia e ela não seja comprovada, a equipe detentora da denuncia perderá 03 pontos na tábua de classificação.

Art. 22º- Na ficha de inscrição deverão constar o nome completo, data de nascimento, número do RG e a assinatura do atleta.

Art. 23º- Para participar dos jogos, os atletas têm que apresentar á mesa organizadora 15 minutos de antecedência ao jogo, um dos documentos abaixo originais:

a)- RG ORIGINAL

b)- CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ORIGINAL

c)- CARTEIRA DE TRABALHO

d)- CARTEIRA PROFISSIONAL( CREF),(CRO), (CRM), ETC, ORIGINAIS.

Art. 24º- Se um atleta atuar estando suspenso, com documento falso, com documento não permitido, com documento de outro atleta, não estando regularmente inscrito, o atleta e a agremiação sofrerão as seguintes punições:

Parágrafo 1º- PUNIÇÃO PARA O ATLETA

a)- Será eliminado da Competição e ficará suspenso das Competições oficiais da LFC e

de seus conveniados por 24(vinte e quatro) meses.

Parágrafo 2º- PUNIÇÃO PARA A AGREMIAÇÃO

a)- Se vencer ou empatar o jogo, estes pontos não serão computados e ainda serão retirados 03(três) pontos da sua tábua de classificação.

b) A agremiação será punida com a perda dos 3 pontos e será eliminada da Competição, sendo automaticamente rebaixada de divisão.

DAS PUNIÇÕES POR DISCIPLINA

Art. 25º – O atleta advertido pelo arbitro por infração de natureza disciplinar (cartão amarelo) ficará suspenso da partida seguinte a cada série de 03 (três) advertências.

Art. 26º – O atleta que receber o cartão vermelho será excluído da partida e ficará suspenso da partida seguinte (automática).

Parágrafo 1º – Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente receber o segundo cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta do cartão vermelho, serão considerados o cartão amarelo e o cartão vermelho.

Parágrafo 2º – O controle de contagem do numero de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelos atletas é de única e exclusiva responsabilidade das Equipes cabendo a LFC as devidas punições..

CAPÍTULO V

DAS AUSÊNCIAS (W O)

Art. 27º- A agremiação que não se apresentar no local e horário da sua partida para a realização do jogo com no mínimo 07(sete) atletas nas condições exigidas pelo Regulamento (documentação, uniforme, e regularmente inscrito) receberá o W O normal (ausência), com o árbitro e mesário registrando em súmula. A agremiação e os atletas sofrerão as seguintes punições:

PUNIÇÃO PARA AS AGREMIAÇÕES

a) Perderá a partida pelo placar de 1×0 em favor do adversário e

b) Será eliminada da Competição e

c) Descerá de Divisão automaticamente e

d) Todos os resultados anteriores permanecerão com o mesmo placar e a partir do W O, o resultado será de 1×0 em favor dos adversários futuros.

e)- As sanções para as equipes das categorias veteranos e seniors serão: multa no valor de R$ 500.00 REAIS. Caso não ocorra o pagamento da multa, a equipe infratora está impossibilitada de disputar o Campeonato vigente.

PUNIÇÃO PARA OS ATLETAS.

Todos os atletas que não comparecerem ao jogo, ficarão suspensos por 02(dois) anos das Competições da LFC.

Art. 28º- W O TÉCNICO

A agremiação que comparecer com 07(sete) atletas regularmente inscritos poderá realizar o jogo sem nenhum prejuízo, e se durante o jogo algum atleta se lesionar e não puder continuar na partida, o árbitro aguardará 15(quinze) minutos e encerrará o jogo e o resultado será:

a)- Se quando o árbitro encerrar o jogo o placar estiver a favor do adversário, o resultado será mantido e,

b) Se quando o árbitro encerrar o jogo o placar estiver em favor da agremiação infratora ou empatado, o resultado final será 1×0 para o adversário e,

c) Na reincidência, a agremiação e os atletas ausentes ficarão suspensos por 02(dois) anos das Competições da LFC e,

d) A agremiação infratora descerá automaticamente de Divisão e,

e) deverá arcar como multa com a quantia de R$ 200,00 (Duzentos Reais) aos cofres da LFC.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 29º- Cada agremiação poderá efetuar 07(sete) substituições por partida, sempre sendo identificado na mesa de controle antes de adentrar ao campo de jogo.

Art. 30º- Durante as partidas, somente os atletas, comissão técnica (inscritos na ficha de inscrição, não podendo ser completado o quadro de dirigentes na falta de algum deles inclusive são obrigados a apresentar crachá oficial para conferencia), poderão permanecer dentro do campo, sendo vetada a entrada de pessoas alheias á Competição.

Art. 31º- Havendo indícios de má fé no comportamento de qualquer agremiação em benefício ou detrimento de terceiros, o árbitro relatará as ocorrências e a LFC comunicará á comissão julgadora para serem tomadas as devidas providências. Conforme CBJD.

Art. 32º- As equipes deverão apresentar ao árbitro (mesário) 02(DUAS) bolas em totais condições de jogo. Caso seja relatado o não cumprimento deste parágrafo, a equipe infratora arcará com multa de R$ 200.00 reais no prazo de 03(três) dias a contar da data da partida desde que relatado em súmula.

Art. 33º- Haverá tolerância de 15(QUINZE) minutos SOMENTE para o início do primeiro jogo da rodada. Caso o inicio do jogo seja retardado pelas equipes, o tempo de jogo será subtraído na mesma quantidade de minutos do atraso. Se apenas 01(uma) das equipes provocar o atraso da partida, o árbitro relatará o ocorrido e a equipe infratora sofrerá as sanções constantes dos artigos deste regulamento,

Art. 34º- A LFC não se responsabilizará pelo extravio das bolas.

Art. 35º-A LFC não se responsabilizará por acidentes acorridos com atletas, dirigentes, membros da comissão técnica e arbitragem, antes, durante ou ao término dos jogos.

Art. 36º-A LFC poderá a qualquer momento realizar diligências para apurar possíveis irregularidades, devendo se comprovadas, tomar medidas administrativas e regulamentares cabíveis, sem poder ser contestada.

CAPÍTULO Vl

DOS UNIFORMES

Art. 37º- As agremiações são obrigadas nos jogos da Competição, utilizar os uniformes oficiais da equipe. Em apenas 01(uma) oportunidade poder-se-á utilizar uniformes de terceiros. Na reincidência, não será realizado o jogo e os 03(três) pontos serão computados em favor do adversário com placar de 1×0 e será aplicado o W O para a equipe infratora que receberá as punições previstas neste Regulamento.

Parágrafo 1º- Quando houver coincidência nas cores dos uniformes, a agremiação mandante (que estará relacionada do lado esquerdo da súmula) será obrigada a trocá-lo sob pena do árbitro não realizar a partida, considerando-se vencedora a agremiação visitante, com o placar de 1×0 em seu favor e,

Parágrafo 2º – O árbitro poderá determinar a mudança de camisa do goleiro, quando esta confundir-se com o uniforme dos representantes.

DA PREMIAÇÃO

PARÁGRAFO ÚNICO

Nas finais, caso ocorra agressões aos árbitros ou comissão, a equipe infratora NÃO terá direito ás premiações, tanto troféus e medalhas, quanto financeira, sendo-lhe impostas as sanções deste Regulamento conforme seus Artigos.

Art. 38º – A Liga de Futebol de Cotia e Comissão de Esportes elaborará instruções específicas no que concerne à entrega de troféus e medalhas da Competição.

Parágrafo 1º – A Equipe vencedora do Campeonato Municipal de Cotia 2015 será entregue o troféu de “CAMPEÔ e, a segunda colocada o troféu de “VICE-CAMPEÔ.

Parágrafo 2º – Aos atletas campeões e vice-campeões do Campeonato Municipal de Cotia 2015, devidamente relacionados nas fichas de inscrições, bem como, aos componentes das comissões técnicas destas equipes, serão entregues medalhas representativas de ouro e prata salvo.

CAPÍTULO Vll

DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

PARÁGRAFO ÚNICO

Atletas inscritos na Competição que mesmo não participando da partida, estiverem ofendendo a arbitragem ou a comissão e sejam reconhecidos, estarão sujeitos ás sanções previstas neste Regulamento.

O banco de reservas só poderá ser completado antes do término do final do primeiro tempo, devendo ser relatado na súmula do jogo os casos contrários, sendo aplicadas as sanções previstas neste Regulamento.

Art. 39º- As infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida pela LFC, sem prejuízo das sanções previstas neste Regulamento.

Parágrafo 1º – Os casos sujeitos a julgamentos, serão de competência do Comitê Disciplinar, independente das sanções de competência do presente regulamento.

Art. 40º- No caso de tumultos durante a partida, invasões por torcedores/pessoas reconhecidos com ou sem agressões, ofensas físicas, ofensas verbais ou morais aos árbitros, qualquer infração a este Regulamento ou do Regulamento Específico de cada Competição, a agremiação ou qualquer um de seus membros, bem como torcedores responsáveis pela ocorrência, independente da punição que lhe possa ser aplicado pela Comissão Julgadora, ficam sujeitas, individualizadas a conduta, ás seguintes sanções de natureza administrativa aplicadas pela Comissão Disciplinar:

a)- Multa de acordo com a gravidade da infração imposta pela Comissão e

b)- Punições conforme CBJD,

c) Punições pelo Regulamento Geral

Art. 41º- CASO HAJA AGRESSÃO FÍSICA A ALGUM COMPONENTE DA ARBITRAGEM OU DA COMISSÃO, SEJA POR ATLETA OU DIRIGENTE, A EQUIPE ESTARÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADA DA COMPETIÇÃO E DESCERÁ DE DIVISÃO. AOS AGRESSORES, A PUNIÇÃO SERÁ O AFASTAMENTO DE 02 (DOIS) ANOS DE TODAS AS COMPETIÇÕES DA LFC PODENDO SER APLICADAS AINDA OUTRAS SANÇÕES CONFORME REINCIDÊNCIAS.

Art. 42º- As agremiações filiadas reconhecem a Justiça Desportiva como instância definitiva para solucionar as questões entre si ou entre elas e tendo como subsidiária o CBJD, como juízo arbitral, como determina o estatuto da FPFA.

Parágrafo 1ª- As agremiações que não cumprirem o disposto neste artigo, ou que se valer de decisões outras que não a da Justiça Desportiva, será automaticamente excluída da Competição e descerá de divisão.

Art. 43º- As agremiações que se acharem prejudicadas e quiser impetrar recurso, deverá protocolar petição que tenha direito e com provas num prazo máximo de 72 horas a contar da realização da partida e deverá arcar com o valor de R$ 1.000,00 ( HUM MIL REAIS), recolhendo a taxa á LFC.

Art. 44º Compete a LFC, resolver os casos omissos e interpretar, sempre que for necessário, o disposto neste Regulamento Geral e Regulamento Específico.

LIGA DE FUTEBOL DE COTIA

REGULAMENTO TÉCNICO

REGULAMENTO TÉCNICO 1ª DIVISÃO

ART. 1º- 1ª FASE

A 1ª Divisão contará com a participação de 16(dezesseis) equipes divididas em 02(duas) chaves sendo “A” e “B” com 08 (oito) equipes em cada chave, jogando entre si dentro das chaves, classificando-se para a Fase seguinte conforme Art. 8º parágrafo 1º do Regulamento Geral, as 04(quatro) melhores colocados de cada chave.

ART. 2º – 2º FASE

Os jogos serão em 01(uma) única partida sendo:

Chave C: 1º Colocado de A x 4º Colocado de B.

Chave D: 2º Colocado de A x 3º Colocado de B

Chave E: 3º Colocado de A x 2º Colocado de B

Chave F:   4º Colocado de A x 1º Colocado de B

Parágrafo Único:

Caso ocorra o empate no tempo normal, haverá 05(cinco) cobranças de penalidades máximas alternadas. Persistindo o empate, haverá cobranças de penalidades alternadas até que se faça um vencedor.

ART. 3º SEMIFINAL

Os vencedores da 2º fase, farão a Semi-Final em jogo único, classificando-se para os vencedores para a Grande Final sendo:

Chave G: Vencedor de “C” x Vencedor de” D”

Chave H: Vencedor de “E” x Vencedor de “ F”

Parágrafo Único

Caso ocorra o empate no tempo normal, haverá 05(cinco) cobranças de penalidades máximas alternadas. Persistindo o empate, haverá cobranças de penalidades alternadas até que se faça um vencedor.

ART. 4º FINALÍSSIMA

Vencedor de “G” x Vencedor de “H”

A Grande Final será em partida única. Caso ocorra o empate no tempo normal, haverá 05(cinco) cobranças de penalidades máximas alternadas. Persistindo o empate, haverá cobranças de penalidades alternadas até que se faça um vencedor.