Campanhas chegam ao fim e nenhum candidato aos principais cargos visitou Cotia

Termina nesta sexta-feira a campanha eleitoral de 2018 e no domingo vamos conhecer o novo presidente da República e o governador do Estado.

Os candidatos viajaram milhares de quilômetros pelo país (presidentes) e por São Paulo (governadores), mas nenhum esteve em Cotia nesta campanha, com exceção de João Doria que veio para a cidade antes da corrida ao Palácio dos Bandeirantes começar. Candidatos de partidos “nanicos” passaram por algumas cidades da região, mas não aqui.

Nas cidades vizinhas, como Osasco, Barueri, Itapevi, Taboão da Serra, candidatos a governador fizeram corpo a corpo com eleitores. Dos candidatos à presidência, Geraldo Alckmin, Álvaro Dias e Ciro Gomes visitaram Osasco. Na mesma semana, Haddad esteve em Osasco e Carapicuíba.

Mas, e Cotia? A cidade não atraiu nenhum dos candidatos a fazer corpo a corpo com eleitores e fazer articulações políticas? Segundo o jornalista Samuel Ávila, especialista em política em um jornal de grande circulação, a ausência dos candidatos “tops” na cidade é por pura falta de representatividade e força dos políticos de Cotia: “Apesar de termos dois deputados exercendo os cargos, caso do Marcio Camargo e Gilmaci Santos, não há nenhuma representatividade por parte de prefeito, vereador ou qualquer outra liderança política na cidade. A falta de uma campanha mais forte por parte de candidatos a presidente ou governador na cidade, é reflexo da insuficiente representação política de quem a faz por aqui. Isso não é um fenômeno, mas no mínimo estranho em uma cidade com quase 250 mil habitantes como a nossa. Independente da ausência e o fato da cidade eleger apenas um deputado (Gilmaci), é esperado (que assim seja), que tenhamos apoio de outros deputados eleitos e que tiveram votos em Cotia“.