Campanha lança e-book de poesias indígenas e busca manter sua educação escolar

Uma campanha recém lançada disponibiliza um e-book com coletânea de poemas e ilustrações, o Universos Kariri. Além dele, uma vakinha virtual visa garantir o acesso às aulas remotas da escola indígena Tapuya Kariti. Um dos autores, Victor Tapuya Kariri, de 11 anos, é morador de Cotia.

Todos os poemas são escritos e ilustrados pelas crianças Tapuya Kariri, por isso se chama Universos Kariri, em prol da Arte Educação Indígena Kariri da Aldeia Gameleira /Carnaúba na cidade de São Benedito, no Ceará.

Um livro articulado em torno de um propósito, que une pessoas que tem em suas vidas a arte como um dos principais instrumentos de luta e resistência. Temos a liberdade para usar a tecnologia a nosso favor, e faremos isso compartilhando com o mundo as nossas palavras e desenhos, de forma livre e acessível, qualquer pessoa poderá se conectar a esse e-book, usar em escolas indígenas, sala de aula, universidades, escolas, redações, publicações, saraus e toda forma de experiências artísticas e culturais, assim estará se juntando e fazendo parte do Universo Kariri. O livro pretende atingir o mais variado tipo de público e locais, fazendo com que se desmitifique e visibilize as Culturas dos Povos Originários, em especial, será um encontro e reencontros de pessoas com suas próprias raízes.
Com o propósito de gerar um elo entre pessoas que se interessam com a arte em geral, teremos a sugestão para possíveis apoios e doações voluntárias e, de forma espontânea, criando assim, meios necessários para a manutenção da arte educação da comunidade indígena kariri, para que possam cultivar outros projetos e atividades artísticas e, continuarem a compartilhar com o mundo seus universos“, disseram os organizadores.

Previsão de lançamento: 1º de abril. Participe! mais informações [email protected]
instagram: @universoskariri
www.universoskariri.blogspot.com
Canal YouTube: Universos Kariri
Apoio: Editora Mbotirõ
Organização: Cacica Andrea Kariri e Professora Letícia Kariri.