Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) termina nesta sexta (22).

Em Cotia, 18.447  doses foram aplicadas, de acordo com  o último levantamento consolidado realizado em 14 de maio pela Secretaria de Saúde.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar as pessoas dos chamados “grupos prioritários”: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

A vacinação é importante para os grupos de risco, pois estes geralmente são compostos por pessoas que ficam debilitadas com a gripe. Conforme o Ministério da Saúde, quando acometidas pela doença, grande parte destas pessoas chegam até a ficar hospitalizadas. E é para garantir o bem-estar da população e evitar o congestionamento das unidades hospitalares que a campanha prioriza estes grupos.

A vacina é anual. Todas as crianças de 6 meses a 9 anos que estão recebendo a vacina trivalente pela primeira vez devem receber 2 doses, no intervalo de 30 dias (4 semanas). “Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza sazonal anteriormente devem receber apenas uma dose em 2014”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Canassa.

As 26 Unidades de Saúde estão atendendo a população de segunda a sexta-feira, e 11 postos de vacinação.