Campanha de vacinação contra gripe em Cotia termina nesta semana

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (9). Ela havia sido prorrogada no dia 26 de maio, após o Ministério da Saúde não cumprir a meta.

A prorrogação, segundo a pasta, teve como objetivo atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo. Até o momento, foram imunizados 83,6% de um total de 54,2 milhões de pessoas.

Cotia também segue com a campanha nas 24 Unidades Básicas de Saúde. A vacinação nas 24 UBSs de Cotia é feita das 8h30 às 16h.

Etapas

A campanha teve início no 10 de abril. A prioridade na primeira etapa foi para a imunização de servidores da saúde dos hospitais. Na segunda etapa, iniciada na semana seguinte, dia 17, foram vacinados os idosos a partir dos 60 anos de idade e os servidores públicos e privados ligados ao setor da saúde.

A quinta etapa começou no dia 8 de maio, para professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores. O dia 13 de maio foi o Dia “D” da campanha.

Além de imunizar as pessoas contra a gripe A H1N1, que gerou a pandemia de 2009, a vacina protege a população contra as gripes típicas do inverno: A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.