Câmara de Cotia adia por mais 5 sessões votação de projeto de 2019 que libera propaganda no transporte público

Mais uma novela na política cotiana teve capítulo nesta semana, na sessão ordinária de terça-feira, o Projeto de Lei do prefeito Rogério Franco que libera publicidade em táxis, vans e ônibus da cidade.

O PL 62/2019 foi para votação em 17 de dezembro do ano passado, como publicou o Jornal Cotia Agora à época, mas, como estava na véspera do recesso parlamentar, foi deixado para 2020.

Em março, de novo foi para votação, que foi adiada por mais 3 sessões, mas logo em seguida entrou a quarentena de combate ao coronavírus.

Nesta semana ele foi colocado em pauta novamente, mas na última sessão (dia 11) os vereadores resolveram adiar a votação por 5 sessões

O PL quer liberar a publicidade em ônibus, vans de lotação e táxis da cidade, alterando o artigo 9º da Lei 2.072/2019, que proibia este tipo de prática, com sanções e multas aos infratores.

Explicando de forma mais clara: Em 2009 entrou em vigor uma das poucas leis que deram certo em Cotia, a Cidade Limpa, proibindo outdoors, faixas e cartazes e demais tipos de publicidade, como a redução da fachada de lojas.

Em abril de 2019 foi criada outra Lei, com algumas alterações em relação a de 2009. Foi uma manobra da Prefeitura para que a administração pudesse instalar placas anunciando as obras em andamento e futuras, o que já causou muita poluição visual em Cotia.

Com esse novo PL, o 62, a Prefeitura, alegando novas receitas para os operadores do transporte na cidade (Danúbio Azul, perueiros e taxistas), libera nos ônibus e lotações publicidade no vidro traseiro e no interior dos veículos.