BuZum! estreia o espetáculo “O Grande Perigo” em Vargem Grande

Com linguagem de teatro de bonecos, o BuZum! alcança muitas dimensões de público. Onde quer que passe, seja em escola pública, praças e parques o ônibus-teatro espalha a experiência de transmitir com entusiasmo uma arte teatral única. Com seu humor poético ilustra diversas histórias que ensinam crianças, adolescentes e adultos. Não à toa já ganhou diversos prêmios nesses seus nove anos de história.

E o BuZum! não para. Desta vez, o ônibus estaciona em Vargem Grande Paulista para a estreia do espetáculo “O Grande Perigo”. Uma história que mostra com detalhes os desafios que uma tartaruga enfrenta ao perceber a quantidade de perigos que é viver em um mar, refletindo os obstáculos que qualquer pessoa passa em sua vida.

A grande estreia acontecerá gratuitamente em sete sessões diárias, em Vargem Grande Paulista, durante uma semana, entre os dias 2 a 7 de dezembro, depois segue para outras cidades.

O espetáculo será apresentado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (ProAC ICMS) e com o patrocínio do Bate Forte e levará gratuitamente o espetáculo “O Grande Perigo” para alertar sobre questões como preservação a natureza em um universo envolvente e lúdico.

Programação para 2019

O BuZum gira com a itinerância por cidades do Brasil. O roteiro completo de 2019 do BuZum! Está acontecendo com aproximadamente mais de 200 dias de apresentações, durante o ano inteiro, em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

A cia. apresentará quatro peças do longo roteiro que circulará pelo país. Os espetáculos são produzidos com exclusividade, presenteando as crianças com duas grandes estreias que mostram mundos mágicos e encantados. Regadas de mitos folclóricos, as histórias trazem a valorização da Cultura Popular Brasileira, Histórias Indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimulará pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível em que os talentosos atores da cia. traduzem nas encenações. Além disso, os pequenos ainda levarão o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico. “As crianças gostaram muito do BuZum!, um espetáculo maravilhoso.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório

Possui 11 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreará dois novos espetáculos que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, Caipira e Curumim.

SERVIÇO:
Novo espetáculo do BuZum! “O Grande Perigo”
Cidade: Vargem Grande Paulista

Dia: 2 de dezembro (segunda-feira)
Local: E.M. ANGELINO ANGELO RODRIGUES
Endereço: Rua Luiz Mourão, 100, Desmembramento Domingos Albano, Vargem Grande Paulista
Horários: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Dia: 3 de dezembro (terça-feira)
Local: E.M. JOAQUIM NOVAES
Endereço: RUA RENÊ CORREA, Nº 1046 – JARDIM SÃO LUCAS, Vargem Grande Paulista
Horários: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Dia: 4 de dezembro (quarta-feira)
Local: E.M. ANNITA CARMELINA DE MORAES
Endereço: RUA LA PAZ, Nº 100 – JARDIM MADALENA, Vargem Grande Paulista
Horários: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Dia: 5 de dezembro (quinta-feira)
Local: E.M. FRANCISCA DO PRADO
Endereço: RUA SANTANA, Nº 254 – JARDIM HELENA, Vargem Grande Paulista
Horários: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Dia: 6 de dezembro (sexta-feira)
Local: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Endereço: AVENIDA PRESIDENTE TANCREDO NEVES, Nº 3134 – PORTÃO VERMELHO, Vargem Grande Paulista
Horários: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Dia: 7 de dezembro (sábado)
Local: CACEF
Endereço: RUA PERUIBE, Nº 91 – PARQUE DO AGRESTE, Vargem Grande Paulista
Horários: 10h 11h – 13h 14h 15h 16h

Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.