Butantan detecta 19 variantes do coronavírus no estado

Um novo mapeamento realizado pelo Instituto Butantan divulgado nesta quarta-feira (16), apontou a circulação de 19 variantes diferentes do coronavírus no estado de São Paulo. De acordo com os dados coletados em laboratórios públicos e privados, a variante Gamma, detectada pela primeira vez em Manaus, é a dominante, porém também há registros da Alpha, detectada no Reino Unido pela primeira vez.

O novo boletim da Rede de Alertas das Variantes foi elaborado a partir de dados sequenciados até o dia 29 de maio e será atualizado semanalmente, com foco na detecção das variantes circulantes em São Paulo. Neste primeiro resultado, a variante Gamma correspondeu a 89,8% dos casos avaliados, contra 4,2% da Alpha.

Das 19 variantes encontradas no levantamento, 13 foram detectadas no DRS – Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo, seguido pelo DRS de Sorocaba e Campinas com oito e sete variantes, respectivamente. De acordo com o Instituto, o boletim vai permitir o acompanhamento da doença no estado através da evolução temporal e incidência das variantes, quantidade de testes positivos e porcentagem destes testes encaminhada para sequenciamento genômico.

Na capital, mais de 600 mil testes foram realizados no período de análise com 38,9% casos positivos, o equivalente a 233.797 casos. Destes, 941 foram sequenciados – 0,4%. Apesar do predomínio da variante Gamma, as variantes Alpha, Beta – descoberta pela primeira vez na África do Sul – e Delta, detectada inicialmente na Índia, foram classificadas como variantes de preocupação.

Da Veja