Briga retomada: Cotia e Vargem disputam por limite dos dois municípios

Em novembro de 1981 Vargem Grande Paulista deixou de ser distrito de Cotia e se emancipou como cidade. Desde então um dilema vem tomando conta do pedaço.

Enfim, onde é o limite dos dois municípios? Uma polêmica que vem gerando desconforto para os gestores públicos, moradores e empresários, parece está perto do fim.

Conforme foi divulgado pelo Jornal Folha de Vargem Grande Paulista e Região, a cidade de Vargem está determinada a solucionar este problema. Cada cidade defende um limite diferente, que seria na região do km 39,3 da Raposo Tavares.

Com o desenvolvimento desta região, a disputa está cada vez mais acirrada, pois envolve uma área com cerca de três milhões de metros quadrados, além de afetar centenas de moradores e empresas que recebem cobranças de IPTU das duas cidades. Além disso, empresários enfrentam ameaças de embargos de obras, devido às licenças.

Recentemente o ICQ – Instituto Geográfico e Cartográfico esteve na área para fazer novos levantamentos e medidas, segundo apurou o Jornal Cotia Agora com um empresário da região e que tem uma grande área no meio deste “imbróglio”.

Pensando em colocar um ponto final nesta história, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, está buscando todos os instrumentos legais, a fim de provar que a área em litígio pertence mesmo a Vargem Grande Paulista, além de fortalecer alianças com a Assembleia Legislativa de São Paulo para tirar da gaveta um projeto de lei que trata do tema.

A população também não ficou de fora, ela por sua vez fundou o VGPI (Vargem Grande Paulista por Inteiro), uma associação sem fins lucrativos, fundada em maio deste ano com a finalidade de apoiar e criar ações para a defesa do patrimônio territorial, cultural, artístico e histórico do município, envolvendo cada vez mais o cidadão vargem-grandense em prol dessas causas.

O prefeito Roberto Rocha disse que não economizará energia para resolver o problema e está agindo em várias frentes. A Secretaria de Assuntos Jurídicos da prefeitura elabora uma ação demarcatória para entrar na justiça ainda este ano. Peritos já estão sendo contratados para atestarem as reais divisas.

“Não queremos brigar com Cotia e com ninguém, não estamos inventando histórias. Estamos na administração para resolver os problemas, temos claro qual é o limite e vamos buscar as formas legais para colocar um fim nesta discussão em defesa dos interesses dos cidadãos de Vargem Grande Paulista. É uma questão não apenas de planejamento, mas muito, além disso, é de justiça”, finalizou Roberto Rocha.

A área dividida entre os municípios é contestada há muito tempo. Uns dizem que o limite é no Km 39,5 no Ribeirão do Aterrado, que, aliás, é o ponto onde existia uma placa indicando o limite e que foi retirada há alguns anos.

O Jardim Elias, bairro que fica no Km 40,5 é um dos que sempre sofreram com esse impasse, já que fica na “faixa de gaza” da briga. O bairro pertence à Cotia e fica em frente à Estrada do Maracanduva, onde também existe um córrego que para alguns delimita as duas cidades.

No Km 39,5 já existem placas de propagandas e outdoor, permitidos em Vargem, mas que são proibidos em Cotia devido à Lei Cidade Limpa, mas, meio quilômetro depois existe o Jardim Elias, ou seja, bairro cotiano.

Um empresário contou ao Cotia Agora que tinha comércio no Km 40 da Raposo Tavares há 13 anos e lá a conta de energia e telefone eram de Cotia. O IPTU também, mas não havia água encanada e as caixas d’água eram abastecidas pela Prefeitura de Vargem Grande.

Há mais casos semelhantes e tem morador que está com problemas com a Justiça já que paga IPTU para Cotia e é contestado por Vargem Grande.

A Prefeitura de Cotia, segundo apurou o Cotia Agora, não abrirá mão da área e seu departamento jurídico já trabalha para este embate entre os dois municípios.

Quem vencerá a briga?

Do Portal TV Regional c/ Jornal Cotia Agora