Bombeiros de Cotia e região lançam campanha de prevenção a afogamentos

O 18º Grupamento dos Bombeiros, que atende a toda a região Oeste, lança em dezembro uma campanha de prevenção a afogamento, principalmente envolvendo crianças.

Os alvos serão condomínios com piscinas e comunidades próximas a regiões com lagoas, nas cidades de Cotia, Barueri, Carapicuíba e Embu. Serão distribuídos 15 mil folhetos com informações sobre como evitar esse tipo de acidente. Atualmente, segundo o Corpo de Bombeiros, são registradas 17 mortes diárias por afogamento no Brasil. Eles são ainda a 2ª maior causa de mortes na faixa entre 1 e 9 anos.

Os pais ou responsáveis devem evitar o uso de bebidas alcoólicas ou ficarem no celular quando estão olhando as crianças na água. Caso os adultos precisem se ausentar, principalmente no caso de piscinas, devem manter o acesso impedido aos pequenos. O ideal é adotar portões com cadeados, cercas e grades para isolar piscinas. Elas também devem ser cobertas por lonas de proteção, para evita quedas acidentais. O material também traz orientações sobre como agir em caso de afogamento.Os primeiros socorros envolvem verificação de sinais vitais e manter a pessoa de lado.

O socorro deve ser acionado imediatamente pelos telefones 1932 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Do Webdiario