Boatos levam munícipes a fazer filas no Cartório Eleitoral de Cotia. Sábado haverá expediente

Uma onda de boatos nas redes sociais falando sobre o cadastramento biométrico do título de eleitor tem levado milhares de pessoas aos cartórios eleitorais para a regularização.

Em Cotia não foi diferente. Durante esta semana muita fila e reclamação. Nesta quinta-feira (30), por volta das 17h30, cerca de 30 pessoas estavam no cartório da antiga PróCotia. Uma leitora reclamou ao Jornal Cotia Agora sobre a demora na fila e no atendimento, mas, a Justiça Eleitoral diz que cada eleitor leva cerca de 15 minutos para realizar o cadastramento, por isso o tempo se acumula.

Mas, é importante dizer que em Cotia a biometria ainda não será usada nas próximas Eleições, em outubro de 2018, ou seja, apesar de existir faixas alertando da obrigatoriedade, quem não fizer a biometria na cidade, não corre o risco de perder o título.

O recadastramento biométrico é obrigatório apenas nas cidades onde o método será usado nas Eleições 2018 e o prazo final para realizar o procedimento é 9 de fevereiro de 2018 e não em dezembro, como é falado no áudio.

A Justiça Eleitoral disse ainda que nas cidades onde a biometria já foi adotada, mas o recadastramento ainda não é obrigatório, como Cotia, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores aos cartórios.

Plantão no sábado

Apesar disso, o TRE – Tribunal Regional Eleitoral determinou a abertura dos cartórios eleitorais de todo o Estado. Em Cotia os dois cartórios estarão abertos das 9 às 18h. Haverá plantão também nos dias 8, 9 e 16 de dezembro no mesmo horário.

Os dois cartórios eleitorais de Cotia ficam nos seguintes endereços:

-227ª Zona Eleitoral: Rua Jorge Caixe, 306 – Prédio do Cesep – Portão (Inclui moradores do Centro até o Km 21)

-286ª Zona Eleitoral: Avenida Professor Joaquim Barreto, 710 – Granja Carolina (Inclui moradores entre o Centro de Cotia e Vargem Grande Paulista

O que levar

Documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente no nome do eleitor e título eleitoral, se tiver.