Bancários encerram greve, mas agências da Caixa ainda seguirão fechadas

Após 31 dias de paralisação, bancários de todos os 26 Estados, mais o Distrito Federal, decidiram nesta quinta-feira (6) encerrar a greve da categoria. As agências voltam a funcionar nesta sexta-feira (7).

A exceção são algumas agências da Caixa. Servidores do banco rejeitaram a proposta em capitais de ao menos sete Estados e na região de Osasco, que inclui Cotia.

Na cidade, apenas a Caixa e Banco do Brasil participaram da greve. Os bancos privados pararam apenas dois dias e seguiram atendendo os clientes normalmente.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Osasco e Região, as agências do BB voltam a atender a partir desta sexta-feira, mas os servidores da Caixa, que não aceitaram a proposta, continuam parados.

A terceira oferta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.