Avião da FAB faz novos testes no novo aeroporto em São Roque

O GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo da FAB – Força Aérea Brasileira, voltou a realizar testes de medição de instrumentos de voos no novo aeroporto de São Roque, o Catarina São Paulo Aeroporto executivo no km 62 da Rodovia Castello Branco, em São Roque.

Os novos testes foram feitos na manhã desta quinta-feira (18). A equipe já havia feito todos os testes de pouso, decolagem, instrumentos e outros equipamentos antes da inauguração no ano passado e nesta quinta, os profissionais voltaram a checar os equipamentos. Para os testes nesta quinta, a FAB usou um jato britânico British Aerospace BAe 125-800 XP. O GEIV o inspeciona periodicamente equipamentos de comunicação, de trajetória, entre outros.

Laboratório voador

Uma aeronave de inspeção em voo é um avião aparentemente comum, só que em seu interior há um laboratório eletrônico para aferição de equipamentos que auxiliam a navegação aérea. A tripulação é composta por profissionais de alta qualificação, com curso específico e treinamento adequado ao exercício dessa atividade.

O GEIV tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.

Do São Roque Notícias