Aumento do preço de alimentos previsto para janeiro é adiado

O aumento do preço de alimentos básicos como carne, leite, frutas e vegetais em até 13% a partir de 15 de janeiro no estado de São Paulo foi adiado.

O Jornal Cotia Agora publicou em 29 de dezembro sobre este aumento previsto pelo Governo do Estado, mas, este recuou, por enquanto na alteração na cobrança do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços permitida pela nova lei de ajuste fiscal. O ajuste, aprovado em outubro para equilibrar as contas públicas do estado, autorizou a redução de benefícios fiscais e financeiros do ICMS.

Nos cálculos dos economistas, se hoje uma família gasta R$ 100 em uma compra de frutas, legumes e verduras, com o aumento iria passar a gastar R$ 123, sem considerar a inflação de dezembro e de janeiro.

A alíquota de imposto que incide sobre alimentos básicos passaria a ser de até 13,3%. Antes, essas mercadorias eram isentas deste imposto ou tinham alíquotas bem mais baixas.

“Decidimos, assim, suspender a vigência dos decretos estaduais que autorizam redução de benefícios fiscais do ICMS para insumos agropecuários para a produção de alimentos e medicamentos genéricos”, disse o governador João Doria.

Para especialistas, o aumento nos preços afeta principalmente a parcela da população que ganha menos.