Aumento do número de vereadores em Cotia tem votação adiada

Ainda não foi desta vez que os vereadores de Cotia conseguiram aumentar o número de componentes da Câmara Municipal. Um pedido de vista feito pelo vereador Eduardo Nascimento (PSB) adiou a votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 02/2019 que daria nova redação ao artigo 42, que estipula o número de parlamentares, que aconteceria na sexta-feira (20). O PL propõe que a cidade passe a ter 15 vereadores. Atualmente, Cotia tem 13.

Como houve o pedido de vista, ainda não há uma nova data para que o projeto seja colocado para votação em plenário. Esta não é a primeira tentativa de aumentar o número de vereadores em Cotia. Os parlamentares já tentaram votar em 2017 o aumento de 13 para 19. Nas duas propostas, a justificativa para o aumento é que a medida visa ampliar a representatividade da população.

O artigo 29 da Constituição Federal aponta que cidades com até 160 mil habitantes podem ter 19 vereadores. Dados do IBGE apontam que Cotia tem uma população estimada em 249.210 habitantes (dados de 2019), com isso, a proposta é juridicamente legal.

Por Vanessa Dainesi – Giro S/A