Aumenta número de processos trabalhistas

O ano de 2015 registrou um expressivo aumento no número de processos trabalhistas segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 2ª Região, que abrange a Grande São Paulo.

Somente no primeiro semestre, foram cerca de 222.085 novos processos registrados, mais do que todo o ano que 2014, que ficou com a marca total de 204.908 processos nesta regional.

De acordo com especialistas, este fato se deve aos problemas econômicos do país, que abalaram os empresários, obrigando muitas empresas a fecharem as portas ou demitir grande número de funcionários.

No entanto, muitos funcionários também veem nas ações uma forma de conseguir vantagem contra seus empregadores, mantendo comportamentos errados e ocasionando problemas ocupacionais que acarretam em processos. Por isso é imprescindível que a empresa mantenha uma política de saúde e segurança adequada, e controle o uso de EPIs, por exemplo, para prevenir e evitar acidentes.

“O controle de horas também é importante e para este item o REP cumpre o papel de fiscal, registrando para ambas as partes as horas extras e trabalhadas”, afirma Dimas de Melo Pimenta III, Presidente da ABREP – Associação Brasileira de Empresas Fabricantes de Relógios de Ponto, que completa: “além disso, é importante que o funcionário tenha tarefas que caibam dentro do seu horário de trabalho, para não gerar horas extras que por vezes a empresa não está disposta a pagar”.

Contudo, uma boa dica é levar à empresa e aos colaboradores a sensação de pertencimento, agindo sempre com transparência, informando sobre a situação da empresa em tempos de crise e como cada um pode fazer seu papel para contribuir e melhorar. Neste contexto, divulgar as ações que estão sendo implementadas para vencer o momento e ouvir as sugestões de todos os envolvidos são atitudes que se mostram bastante eficientes na gestão de pessoas, bem como informar periodicamente os resultados dos indicadores críticos para o negócio, como valor vendido, valor faturado, valor devolvido, custos com fretes e com reclamações.

Como minimizar ações trabalhistas?

A atual situação do país obrigou empresas a tomarem decisões que, muitas vezes, não agradam aos funcionários, como demissões, corte de horas extras ou ainda férias coletivas para citar alguns exemplos. Com isso, surgiram também colaboradores que não estavam preparados para estas ações e o número de processos trabalhistas teve um aumento significativo no último ano.

No entanto, frente às contendas políticas e econômicas, especialistas recomendam algumas atitudes na gestão de pessoas que evitam levar empregadores e ex-empregados à ações que dispendem custos e tempo hábil de ambas as partes. Confira:

-Estabelecer boa relação com sindicatos, conhecer e cumprir a legislação trabalhista leva a empresa a encontrar boas saídas em caso de necessidade de demissões e contribuem para não abalar a relação com os colaboradores;

-Boa gestão da área de Saúde Ocupacional. É importante manter os exames em dia, com arquivo de histórico. Registrar ainda a entrega de EPIs e manter todos os documentos referente à segurança do colaborador assinados;

-Promova os Diálogos de Segurança, visando sempre atitudes seguras dos colaboradores e, com isso a preservação do ambiente saudável, o que evitará acidentes;

-Exija exames admissionais bem feitos, não deixando passar condições que comprometam a saúde do funcionário para cada função. Os exames clínicos complementares e os monitoramentos devem ser feitos conforme os riscos aos quais os funcionários serão expostos;

-Se necessário, contrate um profissional que analise processos jurídicos. Esta ação visa preservar a empresa e garante que a documentação seja apresentada nas conformidades da lei, em caso de demissões;

-Participe o colaborador e divida o máximo de informações possíveis. Escute o que eles têm a dizer e a sugerir para atravessar este momento de crise. Boas ideias podem surgir com o auxílio das lideranças e demais cargos, sem necessidade de medidas drásticas;

-Mantenha sempre os registros do REP em acervos seguros. Eles são a garantia das horas trabalhadas e excedentes dos funcionários. Incentive sempre as entradas e saídas em horários corretos e faça as manutenções preventivas para que não haja nunca falta dos registros.