Audiência pública vai receber sugestões para construção de terminal de ônibus no Km 18 da Raposo Tavares

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou mais uma vez para audiência pública e recebimento de sugestões para o Estudo de Viabilidade Ambiental necessário para a construção de um terminal de ônibus no km 18,5 da Raposo Tavares.

O terminal de ônibus Reserva Raposo é uma compensação a ser bancada pelo Grupo Rezek, responsável pela construção do megacondomínio Parque Raposo.

O prazo para sugestões e críticas é de 45 dias a partir da publicação oficial do aviso, que ocorreu no sábado (24). O estudo completo está no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/eia__rimaeva/index.php?p=170

O condomínio deve ter 119 torres, totalizando 17.960 unidades, com previsão de abrigar 56.574 pessoas.

Terminal e linhas

A estimativa é de que ao menos 55% dos moradores do conjunto residencial vão usar os ônibus do terminal. Contando também quem vai trabalhar no local, a previsão é que passam pelo terminal de 48 mil a 50 mil pessoas por dia útil.

O terminal vai ocupar uma área de 18,6 mil m² e o local onde vai ser instalado foi decretado como espaço de utilidade pública, passando pertencer assim ao município. A área útil será de 13,9 mil m², sendo 8,3 mil de área coberta.

O terminal terá duas entradas de ônibus, uma pela Raposo e outra pelo condomínio. Também será construído um viaduto para os ônibus acessarem a rodovia no sentido São Paulo.

As linhas estruturais da região seriam divididas em dois eixos:
–Avenida Escola Politécnica – duas linhas, uma com destino Terminal Pinheiros – Metrô e outra com destino Terminal Lapa.;
–Raposo Tavares – três linhas com destinos Terminal Pinheiros – Metrô, Centro – Terminal Princesa Isabel e Estação Leopoldina CPTM.

São previstas inicialmente 14 linhas de ônibus para atendimento da população, sendo todas as linhas previstas a integrarem o itinerário do terminal, sendo 12 municipais gerenciadas pela SPTrans e duas metropolitanas da EMTU.

SPTRANS:
–Circular Interna Reserva Raposo: Sentido horário com 12 midiônibus do subsistema local de distribuição
–Circular Interna Reserva Raposo: Sentido anti-horário, com 12 midiônibus
–Jardim Boa vista – Terminal Reserva Raposo (Circular): com oito ônibus básicos
–Cohab Raposo Tavares – Terminal Reserva Raposo (Circular): com 10 ônibus básicos
–Jardim São Jorge – Terminal Reserva Raposo: com quatro midiônibus
–CDHU Munck – Terminal Reserva Raposo: com quatro midiônibus
–Arpoador – Terminal Reserva Raposo: com quatro midiônibus
–Jardim Paulo 6º – Terminal Reserva Raposo: com quatro midiônibus
–Reserva – Terminal Princesa Isabel: com 20 superarticulados de 23 do subsistema Estrutural Radial
–Reserva Raposo – Terminal Butantã: com 12 ônibus Padron do subsistema Estrutural Radial
–Reserva Raposo – Metrô Pinheiros: com 12 ônibus Padron do subsistema Estrutural Radial
–Reserva Raposo – Terminal Lapa: com 12 ônibus Padron do subsistema Estrutural Radial Metropolitana

EMTU:
– Terminal Metropolitano de Cotia – Terminal Reserva Raposo: com quatro ônibus Padron
– Osasco (Santa Maria) – Reserva Raposo: com oito ônibus Padron

Por Adamo Bazani – Diário do Transporte