Atleta de Cotia participa de corrida no Chile neste domingo

Neste domingo (7), Wilton Delmondes, 30 anos, segue para sua primeira prova internacional, em Santiago, no Chile, onde representará Cotia.

Com 10 anos de experiência no atletismo, esse pernambucano, que aos seis anos veio morar em Juquitiba, e, há 11 anos, em Cotia, coleciona vitórias, medalhas e muitos sonhos.

Em busca do aprimoramento de suas técnicas e da redução do tempo gasto nas provas, Wilton intensifica os treinos nos horários livres que encontra após o plantão como enfermeiro. “Durante esse tempo que represento Cotia no atletismo, sempre pude contar com a experiência e as dicas do meu treinador João Carlos Faria, que desde o início sempre acreditou em mim. Suas dicas e suas experiências foram fundamentais para meu crescimento e assim fui evoluindo a cada competição. Só tenho a agradecer a ele e à Secretaria de Esportes”.

Em 2010 e 2011, pelos Jogos Regionais, Wilton conquistou três medalhas de ouro e duas de prata, em provas de velocidade de 200 metros, revezamento 4 x 400 e 4 x 100 metros rasos, provas as quais o atleta explica não serem o seu forte.

Sua especialidade são as provas de fundo, como por exemplo a Corrida da Caixa, com percurso de 5km, em que Wilton chegou em 1º lugar, no ano de 2013. Dentre as conquistas mais recentes, destaque para o 5º lugar na Meia Maratona Alphaville/Santana de Parnaíba (21km) e o 2º lugar na disputa do Circuito das Estações (21km), ambas em 2019.

Quanto à expectativa de viver sua primeira experiência de maratona internacional, o atleta Wilton Delmondes conta que a meta é manter o foco e preparar-se para novos desafios. “Por ser uma prova de alto nível, na qual há atletas renomados, tenho consciência de que é bastante difícil, mas não é impossível. Minha meta é manter o foco e estar sempre preparado para novos desafios”, disse.

Delmondes cita ainda que pretende completar o percurso com êxito. “Estou treinando muito para concluir a prova abaixo de uma hora e vinte minutos. Quero fazer bonito na estreia. Busco inspiração em atletas que para mim fizeram e fazem a diferença, Marilson Gomes dos Santos, Wellington Bezerra da Silva e, claro, Usain Bolt.

Por Darlene Pires