Atacante cotiano conquista título e acesso no Campeonato Paulista

juan1Mais um atleta de Cotia entra para a história do esporte e do futebol brasileiro. Juan Gomes, 26 anos, atacante, morador do Atalaia, é jogador profissional e veste a camisa do tradicional Nacional AC, da Capital, que garantiu o acesso para o Campeonato Paulista da Série A-2 em 2018 e ainda conquistou o título da Série A-3, após vencer a Internacional de Limeira por 2 a 0, na casa do adversário.

Juan não jogou nesta reta final do Paulistão, devido a uma contusão no pé, mas celebra o título e vislumbra o futuro ainda neste ano, já que tem contrato com o Nacional até o final de dezembro e disputará a Copa Paulista, competição da Federação Paulista de Futebol que dá vaga para a Copa do Brasil e para Série D do Campeonato Brasileiro, ambos em 2018.

juan2O Jornal Cotia Agora bateu um papo com Juan na padaria JR nesta segunda-feira (29), onde o atacante contou sobre sua carreira e o início na base do São Paulo.

Começo de tudo, no Atalaia

Juan iniciou no futebol ainda menino, no campo do Atalaia, comandado pelo professor Edgard Rodrigues (Gato) e em seguida na escolinha do São Paulo. De família humilde, tinha a ajuda do comerciante Zezão, dono de um bar/restaurante no Atalaia, que lhe auxiliava no custo da escolinha.

Como se destacou na escolinha do São Paulo, acabou ganhando isenção do pagamento da mensalidade e após algum tempo, um olheiro o levou para a base do Tricolor, no CT Laudo Natel. Ficou lá até os 16 anos, quando saiu para o Grêmio Barueri.

No Barueri se destacou na base, e jogando um Campeonato Paulista, foi o artilheiro com 26 gols. Na época o Barueri já  despontava no futebol brasileiro e tinha um modelo de administração moderna e dando chance para jovens atletas.

Juan aproveitou a oportunidade e fez um belo trabalho no time da cidade vizinha. Tanto destaque lhe valeu um bom contrato e a assessoria de um empresário. Os frutos foram colhidos e Juan pode realizar um grande sonho, que foi comprar um terreno para a mãe e logo em seguida construir uma casa própria para ela.

Entrando em campo pelo Grêmio Barueri
Entrando em campo pelo Grêmio Barueri

Pelo Grêmio Barueri disputou campeonatos paulistas, brasileiros e a Copa do Brasil. O sucesso do Barueri foi aos poucos perdendo o brilho e o clube já não era mais sinônimo de administração moderna, e passou a naufragar, cair de divisões e brigas políticas na cidade fizeram com que o time migrasse para Presidente Prudente em 2010. Com novo nome, o Grêmio Prudente disputou o Brasileiro e o Paulista e Juan estava no time.

Em campo enfrentando o Atlético Mineiro
Enfrentando o Atlético Mineiro
Na época do Águia do Vale, o São José EC
Na época do Águia do Vale, o São José EC

Saiu do Barueri e foi para o Águia do Vale, o São José E.C. De lá veio para o time de sua cidade, o Cotia FC, onde atuou por três temporadas (2012, 2013 e 2015) conseguindo o acesso da 4ª para a 3ª divisão do Campeonato Paulista. Com a camisa do Cotia FC fez 18 jogos e marcou sete gols.

Além do Cotia, Juan Gomes de Lima ainda vestiu a camisa do Red Bull Brasil em 2011 e 2012, jogando ao lado do lateral Baiano (ex-Santos e Palmeiras) no Paulistão.

Ainda esteve no Metropolitano, de Santa Catarina, onde após algumas partidas, recebeu proposta para jogar no Criciúma. Juan conta que havia recebido a proposta de um diretor do Criciúma antes do jogo entre as equipes. Como o Metropolitano venceu o jogo, cabeças rolaram no Criciúma, inclusive do diretor, o que inviabilizou sua ida para o time da capital brasileira do carvão.

Após a saída do Cotia FC em 2015, Juan foi jogar o Campeonato Goiano, pelo Goianésia. Em 2016 atuou pelo Água Santa no primeiro semestre e recebeu propostas para jogar até o final do ano, mas acabou não acertando com ninguém.

CLIQUE AQUI e veja vídeo de Juan atuando.

Apoio da Cooperstars e o amigo Leto
Apoio da Cooperstars e o amigo Leto

2017 começou com a chance de disputar o Campeonato Paulista Série A-3 pelo Nacional. A diretoria do clube o chamou para conversar e ele assinou contrato de um ano com o time da Capital.

“O Nacional tem uma boa estrutura e está se fortalecendo. Com o acesso, novas parcerias devem chegar e ajudar o clube a crescer. Foram 10 anos sem acesso e agora chegou a hora do Nacional brilhar”, comentou Juan, ressaltando que o Nacional paga os salários em dia, algo raro nos clubes hoje em dia.

Já no Nacional, Juan acabou recebendo sondagens de outros clubes, entre eles o São Paulo de Rio Grande, clube da elite do futebol gaúcho, mas preferiu ficar no time paulista e conquistar o acesso.

Juan agora vive a expectativa de voltar a jogar. Após o título, o clube deu folga ao elenco e na semana que vem começam os preparativos para a Copa Paulista e a expectativa de conquistar a vaga para a Copa do Brasil ou o Brasileirão da Série D.

O atleta faz questão de ressaltar o apoio que tem da Cooperstars, a cooperativa de transporte alternativo de Cotia, que tem, através de seu presidente Leto, projetos de inclusão ao esporte de crianças e jovens da cidade e ainda patrocina Juan.

Mais fotos abaixo (Todas as  fotos são de arquivo pessoal do jogador):

Jogando a Copa do Brasil 2011 contra o Atlético Mineiro (4º jogador abaixado)
Jogando a Copa do Brasil 2011 contra o Atlético Mineiro (4º jogador abaixado)
À esquerda, no Metropolitano-SC, ao lado pelo Barueri contra o zagueiro Thiago Heleno do Palmeiras
À esquerda, no Metropolitano-SC, ao lado pelo Barueri contra o zagueiro Thiago Heleno do Palmeiras
Jogando pelo Cotia FC, foram três temporadas
Jogando pelo Cotia FC,  foram três temporadas
Atuando pelo Red Bull Brasil. Ao fundo, Baiano (ex-Santos e Palmeiras)
Atuando pelo Red Bull Brasil. Ao fundo, Baiano (ex-Santos e Palmeiras)