Artista plástica de Cotia ganha prêmio em exposição

A artista plástica cotiana Rosi Araújo ganhou o primeiro lugar na premiação “M’BAI Mostra Regional de Artes Plásticas 2018 Embu das Artes”.

Na arte premiada, as cores, linhas, curvas, textura e movimentos, dançam na tela como um cerimonial espiritual ancestral, reafirmando a resistência e luta pela Terra (Pindorama, Abya Yala), demarcando seus territórios, registrando as diferentes cosmovisões e fazendo frente à Invasão do ano 1500 até os dias de hoje.

A sobreposição dos grafismos ao mapa, podem ser interpretados como esta Resistência, nas interfaces da matriz indígena da atmosfera cultural , artística e ambiental (terra, rios, mares, montanhas, fauna e flora) que influenciaram na essência da formação dos povos destas terras.
“A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra”, diz a carta de 1854 do cacique Seattle.

“Quero agradecer e compartilhar com todos amigos que sempre me apoiaram. Viva e acredite em seus sonhos! Parabéns a todos os organizadores, apoiadores da mostra e aos 65 artistas participantes”, comentou Rosi.

A arte apresentada por Rosi é sustentável, com reutilização de material (mapa geológico). Esta obra está sendo desenvolvida desde 2014, quando foi encontrado o mapa geológico da América do Sul de 1963 (escrito em francês) no Instituto de Geociências da USP.
Medidas: 1,60m x 1,15m
Material utilizado: Giz pastel, carvão, guache, acrílica, tinta óleo, urucum e areia de Embu das Artes.
Processo de criação de 2014 a 07/2018.

Além desta obra, Rosi expôs mais sete obras sustentáveis na mostra em Embu das Artes, que durou do dia 14 até este domingo, dia 29. A intenção desse evento foi dar mais visibilidade às obras, promovendo a interação e o intercâmbio cultural, educativo e artístico entre os artistas que atuam ou vivem em Embu das Artes e região.

Contatos: [email protected]
Instagram e Twitter: @rosiaraujoarte
www.facebook.com/rosiaraujoarte Rosi Araujo Arte
www.rosiaraujoarte.blogspot.com.br
Ateliê: Rosi Araujo Arte