Artigo: Telefonia em tempos de chuva

Tempo ruim é quase sinônimo de instabilidade telefônica

O cliente e consumidor de serviços já sabe: se houver aproximação de nuvens e o tempo fechar, existem grandes chances de queda de energia e instabilidade telefônica. Isso ocorre tantas vezes no Brasil que praticamente um já se tornou sinônimo do outro. E lógico, não há nada mais preocupante do que não conseguir manter contato com alguém durante o tempo ruim, uma vez que muitas coisas podem acontecer em menos de cinco minutos – contratos com grandes clientes podem ser perdidos, ou até mesmo preocupações com outros familiares que ocupam tempo das atividades diárias.

robsonTudo isso ocorre porque a estrutura em nosso país é precária e há falta de fiscalização. Sem os investimentos necessários nestes dois pontos, não há como empresas de telefonia manter a qualidade de seus serviços. Ainda pode ficar pior, pois as fortes chuvas e os raios podem danificar aparelhos e trazer mais prejuízos financeiros. Mas o que o cliente e as empresas prestadoras deste serviço podem fazer para amenizar os problemas e terem menos dor de cabeça?

Primeiro, é importante salientar que essas questões abrangem diversos fatores. Um ponto essencial é que a construção onde esteja localizado o cliente conte com uma boa instalação elétrica e equipamentos adequados para se evitar mais prejuízos. É possível encontrar no mercado equipamentos que auxiliam na proteção contra descargas elétricas, mas o preço nem sempre é um atrativo para o comerciante. Outro ponto que ajuda a preparar-se para estes casos é verificar se a empresa prestadora de serviço possui um trabalho que ofereça manutenção mensal, onde estão inclusas ações emergenciais e equipamentos de backup, como poucas hoje no mercado oferecem.

Da parte da prestadora dos serviços, é essencial que se tenha uma assessoria preparada para estes tipos de pane e que tenha segurança para tal, agindo imediatamente na reparação dos problemas apresentados pelo cliente. Nem sempre a solução é rápida, pois pode necessitar de reparos específicos e minuciosos, que somente uma equipe bem organizada e estruturada poderá resolver com maior facilidade.

O ideal é orientar o cliente sobre como ele poderia agir em determinadas situações. São pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença na hora de renovar o contrato ou conquistar uma boa posição frente ao mercado quando for comparado à concorrência. É preciso quebrar o pensamento de que chuvas e tempestades são problemas, afinal o cliente nunca deve ser “deixado na mão”.

*Artigo de Robson Costa – Diretor do Grupo Encanto Telecom – Para conhecer a empresa, acesse: http://encantotelecom.com.br.