Aproveite o final de semana em Cotia na rota do turismo religioso com diversas atrações

Por Beto Kodiak

Aos poucos Cotia vai se tornando uma cidade que faz parte do roteiro de muitas pessoas que buscam atrações relacionadas à meditação, paz espiritual e religião.

No chamado turismo religioso existem opções diversas em Cotia e, principalmente aos finais de semana, tem atraído muita gente da Capital e cidades do interior.

As opções vão do budismo ao catolicismo e destacamos aqui no Jornal Cotia Agora, seis atrações, que podem ser conferidas abaixo:

Templo budista Odsal Ling

Construído em uma bonita área semirrural em Cotia, o Templo Odsal Ling traz em sua arquitetura elementos que marcam os templos tibetanos tradicionais. Residência oficial de Lama Tsering e de Lama Norbu, o Templo é o principal centro de práticas do Odsal Ling e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias elaboradas do budismo vajraiana. O Templo é destinado especialmente aos alunos empenhados na prática budista, mas também é aberto a iniciantes.

Visitação
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h(durante certos retiros o horário pode mudar – por favor, ligue para confirmar). Caso queira almoçar, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Endereço:
Templo Odsal Ling – Rua dos Agrimensores, 1461 – Chácara Ondas Verdes – Cotia
Fone: 4703-4099 e 4148-5826 – site: www.odsalling.org

Templo budista Zu Lai

O Templo Zu Lai, situado em Cotia desde 2003 é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Ao ser criado, o Templo Zu Lai mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Templo Zu Lai e a Blia empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas.

Visitação
De terça-feira a sexta-feira das 12h às 17h – Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h – Segunda-feira: Fechado (mesmo se feriado). Entrada e estacionamento são gratuitos.

Endereço:
Estrada Fernando Nobre, 1461 – Parque Rincão – (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Fone: 3500-3600 – site: www.templozulai.org.br

Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Arautos do Evangelho

A Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada em Embu das Artes (Diocese de Campo Limpo), está anexa à Casa de Formação da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, dos Arautos do Evangelho. Em 2004, graças ao empenho e dedicação de Mons. João S. Clá Dias (fundador dos Arautos do Evangelho e idealizador desta igreja), ocorreu a bênção e lançamento da pedra fundamental, iniciando assim as obras.

No dia 11 de maio de 2014 a Igreja foi solenemente dedicada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Luís Antônio Guedes, Bispo de Campo Limpo. Ainda no mesmo ano, no dia 31 de maio, foi elevada pela Santa Sé à dignidade de Basílica Menor.

Dentre as condições para que uma Igreja receba o título de Basílica, requer-se que nela se promova uma verdadeira e ativa vida litúrgica e pastoral exemplar na Diocese. Para cumprir este objetivo, o papel do cântico é primordial, com efeito, ele é um instrumento para dar glória a Deus ao traduzir as realidades espirituais de modo sensível. Tal embelezamento fica a encargo do coral dos alunos do Colégio Internacional Arautos do Evangelho que alternam a polifonia clássica e o gregoriano.

Visitação
Somente nos horários de missas. De segunda a sexta 19h30, sábados às 17h e domingos às 8h, 10h, 17h e 19h

Endereço
Estrada do Capuava, 3040 – Bosque Capuava / Rua dos Agrimensores, 183 / Acesso pelo Km 26 da Raposo Tavares
Site https://arautosgranjaviana.blog.arautos.org/

Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrate

Com 305 anos de existência, a chamada Igreja da Matriz de Cotia é o maior patrimônio histórico da cidade devido à data de construção. Após anos de construção, foi inaugurada em 1713 no Centro de Cotia e tem uma história de muita ligação dos fieis católicos da cidade e região.

Visitação
Consulte pelo telefone 4703-2180

Endereço
Rua Senador Feijó, 12 – Praça da Matriz – Centro
Fone: 4703-2180 – Facebook: https://www.facebook.com/nsmonteserratecotia/

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha do Menino Jesus

Fundado em 1947, o Carmelo é um dos pontos de maior concentração de católicos na cidade. A história do Carmelo você pode conferir clicando AQUI.

Visitação
Consulte pelo telefone 4703-7446

Endereço
Avenida Professor Joaquim Barreto, 162 – Centro
Fone: 4703-7446 – Facebook: https://www.facebook.com/pages/Carmelo-do-Imaculado-Cora%C3%A7%C3%A3o-de-Maria-e-Santa-Teresinha-do-Menino-Jesus/562127527198092


Sítio do Padre Miguel

Segundo o historiador João Barcellos, parte do sítio foi vendida para um condomínio, mas ainda há construções e histórias do Padre Miguel Pedroso, que chegou na década de 40 em Cotia e ficou conhecido por “expulsar demônios” dos católicos da época. Padre Miguel conquistou a simpatia dos fieis da época e em um antigo haras construiu seu sítio, que tinha uma capela (hoje não existe mais e outra foi construída) onde eram feitas missas.
Na área que hoje ainda é preservada, moram freis contemplativos e o espaço é aberto para visitação e fica na altura do Km 37 da Raposo Tavares. Informações: Mundo Aflora (9-9525-0502 e 9-4197-6896) – Imagens: Revista Corpus (João Barcellos)