App ajuda a organizar trânsito na saída das aulas. Escola de Cotia já utiliza

Com o aumento do fluxo de veículos no período de volta às aulas, a tecnologia do aplicativo Filho Sem Fila promete reduzir o trânsito na região escolar em até 75% no horário de saída dos alunos.

Idealizado em 2013, o aplicativo móvel é instalado nos smartphones dos pais que, ao se aproximarem da escola, podem informar que estão chegando. Nesse momento, nome e foto da criança aparecem em um dispositivo móvel ou computador na portaria, junto com fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante, que será preparado para a saída rapidamente.

Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz, desenvolvedora do aplicativo Filho Sem Fila, comenta sobre a importância de tecnologias que colaboram para a redução do tráfego intenso. “O Filho sem Fila é uma solução que aumenta a segurança dos alunos e a fluidez do trânsito no entorno de escolas, diminuindo o tempo de espera de 20 para 5 minutos, as filas duplas e contribuindo para a redução de engarrafamentos na hora da saída de alunos”.

A companhia responsável pelo app estima que, com o uso diário da tecnologia, cada motorista, ao buscar seu filho, consegue diminuir seu tempo de trajeto em 30 horas anuais.

Desde o início da implantação da tecnologia, em 2014, são mais de 15 mil pais utilizando o aplicativo, em 50 escolas em todo o país, contribuindo diariamente para diminuição do engarrafamento nas cidades brasileiras.

O aplicativo avisa à escola que os pais estão indo buscar seus filhos cerca de 15 minutos, ou 300 metros, antes de chegarem. Dessa forma, os funcionários do colégio localizam a criança com antecedência e a deixam pronta para o embarque, que passa a ser mais rápido e seguro, reduzindo o tempo de espera e o congestionamento no entorno das instituições.

Além disso, a equipe da escola pode acessar, no aplicativo, fotos e documentos dos responsáveis por retirar a criança.

Atualmente, o Filho sem Fila está presente em mais de 50 escolas em todo o território nacional, como o Colégio Objetivo, de Cotia.

O app está disponível para iOS, Androis e Windows Phone.
Por Jocelyn Auricchio – BitMagazine