Após reclamação de moradores de Caucaia, empresa vai averiguar excessos em barulho causado por buzinas de trens

No dia 31 de março o Jornal Cotia Agora publicou (LEIA AQUI), uma matéria sobre o buzinaço causado por maquinistas dos trens que cortam Caucaia do Alto, depois de uma série de reclamações de moradores do distrito.

A repercussão foi grande, principalmente em nosso Facebook, onde o assunto foi debatido por moradores, muitos concordando e relatando o incômodo das buzinas, principalmente à noite e de madrugada e outros defendendo que a buzina não incomoda e que os trens chegaram primeiro no distrito, bem antes de que muitos reclamantes.

A discussão foi grande, já  que a empresa que opera os trens, o Grupo Rumo, respondeu à nossa reportagem dizendo que a buzina causa o menor impacto possível nas imediações.

Pois bem, eis que moradores incomodados estão se mobilizando para que algo seja feito pelo Grupo Rumo, como a diminuição na intensidade das buzinas, principalmente nos horários noturnos.

O leitor Edesio Soares fez contato com nossa reportagem e depois com o Rumo, cobrando da empresa alguma providência e a resposta foi diferente da enviada para o Jornal Cotia Agora. A empresa agora assume que vai averiguar se existe excessos no manuseio da buzina. Confira a resposta do Grupo Rumo ao munícipe:

A Cia informa que não existe qualquer restrição (legal, negocial ou mesmo judicial) que impeça a circulação dos trens no período noturno. Esclarecemos que cabe somente à União legislar sobre transporte ferroviário, sendo este um serviço que deve ser prestado de forma contínua e ininterrupta.
Cabe esclarecer que a buzina é utilizada como ferramenta de prevenção, para que os motoristas e pedestres, ao ouvirem o apito do trem, sejam alertados da aproximação da composição, evitando assim colisões e atropelamentos. Seguimos normas internacionais de segurança no transporte ferroviário, pelas quais o acionamento da buzina é item obrigatório a ser seguido por nossos maquinistas, que são periodicamente treinados para seguirem corretamente o procedimento de acionamento deste dispositivo.
O padrão de acionamento da buzina em passagens em nível (cruzamento de rua com linha férrea) são 2 apitos longos + 1 apito curto +1 apito longo. Na situação exposta, seu relato foi encaminhado para o nosso Centro de Controle Operacional, setor responsável pelo monitoramento dos trens, e para os responsáveis por nossa operação, para que possam realizar auditorias para verificar se há excesso no acionamento da buzina na região, e buscar soluções que possam minimizar ao máximo o incômodo causado pelo acionamento da buzina das composições.

att – Canal de Relacionamento Rumo – Relações Sociais