Após quase 50 anos, chega ao fim a grande história da Padaria Central, no ‘coração’ de Cotia

Sim. A padaria mais antiga de Cotia que estava em atividade, fechou as portas neste sábado, 30 de abril, encerrando uma história de quase 50 anos. A crise econômica que passa o país, a pandemia, mudanças na estrutura do Centro de Cotia e o pedido da devolução do prédio, fizeram que o proprietário decidisse encerrar as atividades.

No local, será instalada uma farmácia. Sim, mais uma. Cotia tem na região central um acúmulo de farmácias, que gera discussão se a população está a cada dia mais doente, ou se medicando sem acompanhamento médico. O fato é que o número de farmácias abertas nos últimos dois anos é grande e as padarias vão no sentido contrário, a cada década diminuindo mais e poucas sobreviveram.

O motivo? Custos altos com pessoal, energia, água, gás, aluguel e a concorrência com mercados, moto-pães e demais segmentos que passaram a comprar pão congelado e vender de porta em porta com preços mais baratos.

O fato é que, enquanto nos anos 70, 80, a cidade tinha no Centro pelo menos três grandes padarias, sem contar com as de bairros, hoje o ramo sofre com a concorrência. Na região central da cidade ficou apenas a JR, na Granja Carolina. Nos bairros e periferia ainda existem algumas, pequenas, mas que abastecem um pouco da população.

Carlinhos, 34 anos à frente da Padaria Central

Estivemos nos dois dias de encerramento das atividades da Central. No sábado, conversamos e bebemos umas cervejas com o Carlinhos, dono da padaria e que assumiu o comércio em 1988. Dia 30 foi marcante, muitos amigos e clientes estiveram na Central, para dar um abraço em Carlinhos e sua família, que compareceu na despedida.

Para o Cotia Agora, Carlinhos contou um pouco de sua história. Português de Castelo de Paiva, uma vila no distrito de Aveiro, no norte do país, veio para o Brasil nos anos 70 e relatou para nós que passou muitas dificuldades no início: “Comi muito pão com banana para matar a fome, a vida era difícil, sem dinheiro, mas, com muita luta, segui em frente”, comentou.

Em outubro de 1988, depois de passar por outra antiga padaria do Centro de Cotia, a Estrela, Carlinhos, com a família, assumiu a Central, um comércio criado em 1976 e ao longo desses anos, teve o João, Pedro, entre outros comandando o estabelecimento, mas essa é uma história que o Jornal Cotia Agora vai contar em breve, sobre as padocas do passado e como eram vendidos os pães nas décadas anteriores.

Na festa de despedida, no sábado, foi um dia de muitas lágrimas, a cada foto tirada com clientes e amigos, não teve uma pessoa que não se emocionou com o momento. Desde a turma das Casas Yano, que fica em frente e tem uma história de ligação muito grande entre ambos os comércios, até aquele pessoal que frequentava para almoçar, fazer happy hour, tomar café e comprar pães e doces.

A surpresa de quem passou no sábado e viu a faixa anunciando o fim das atividades, emocionou até este jornalista que aqui escreve. Muita gente atônita, não entendendo o que estava acontecendo. A faixa foi posta no último dia. “Se eu tivesse colocado antes, não aguentaria. Foi uma semana muito triste, de emoções. Se colocasse antes, muito mais gente teria vindo aqui e eu não aguentaria a emoção”, disse Carlinhos.

“Quero agradecer cada cliente, amigo e funcionários que passaram por aqui nesses 34 anos que estivemos na Central. São pessoas que vou levar no meu coração por todos os dias de minha vida. Hoje me emocionei com um funcionário que trabalhou comigo por 19 anos e há 14 saiu daqui para outro trabalho. Hoje ele esteve aqui para me abraçar. É isso, a gratidão deles por mim e a minha por todos”, concluiu Carlinhos, com muita emoção.

O Jornal Cotia Agora, através de seu editor Beto Kodiak, agradece Carlinhos e a todos da padaria Central pelos anos de atendimento à população cotiana, contribuindo com o desenvolvimento do município e pelo atendimento sempre dispensado a nós nas muitas vezes que estivemos lá tomando café, comendo lanche, tomando cerveja e batendo papos. Padaria Central será eterna em nosso coração!!!!

1976. Prédio ainda em construção e a Firpavi asfaltando as ruas do Centro
Visão interna que vai deixar saudades
Despedida. Fábio (filho de Carlinhos), Pica-Pau, Nego Boy, Carlinhos, Norberto e Beto
Faixa anunciando o fim das atividades
Área onde era servido o almoço