Após pressão de ecologistas, Estado reabre parque para Cotia e região

Depois de meses de pressão e cobrança de ecologistas da região, conforme publicou o Jornal Cotia Agora em maio (LEIA AQUI), o Governo do Estado reabriu o Parque Jequitibá (ex Parque Tizo), na região do Km 21 da Raposo Tavares no limite de Cotia e Embu das Artes e pequeno trecho de Osasco e Taboão da Serra.

O Parque Jequitibá, com 1,3 milhão de metros quadrados, foi aberto ao público na última sexta-feira (12).

A maior parte da área é composta por floresta bem preservada com opções de trilhas, espaço de leitura e ações de educação ambiental como oficinas e palestras.

A abertura do Parque Jequitibá foi possível após a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente receber a área da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). O parque será administrado pela Secretaria por meio da Coordenadoria de Parques e Parcerias. A criação do parque foi por meio de decreto publicado em março de 2006.

Para Eunice Maria Silva, conselheira pela Associação Ecológica Amigos do Embu, a abertura do parque consolida o sonho da população de ter no seu entorno um espaço com exuberante natureza voltado à educação ambiental. Já a arquiteta, Patricia Akinaga, que assina o projeto implantado, a abertura “é a resposta do governo à sociedade civil”.

Serviço
Parque Jequitibá
Acesso: Rua Sapucaí S/N, Bairro Gramado, de Cotia ou somente para pedestres pela Rua Savério Quadrio 701, Bairro Parque Ipê, São Paulo
Horário: diariamente, das 8h às 17h
estacionamento gratuito