Após curso na USP, recicladores de Cotia aceitam doação de lixo de eletroeletrônicos

Catadores fizeram curso na USP para aprender a trabalhar com o material. Presidente de instituto diz que captar televisores e computadores é difícil.

A Coopernova Cotia, única cooperativa de reciclagem de lixo na cidade, tem usado aparelhos de TV e computadores sem uso para complementar a renda. Os catadores fizeram um curso na USP em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade da Poli, para aprender a trabalhar com os eletroeletrônicos.

“Se isso chegar nas cooperativas, a vantagem é para todo mundo. O meio ambiente fica preservado, as cooperativas ficam com renda melhor e você faz movimentar essa coisa da economia, porque você manda para reciclar esse material e tudo. Mas é muito difícil captar esse material”, disse Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA, um dos incentivadores do projeto.

A Coopernova está há quase 10 anos reciclando o lixo de Cotia, em um trabalho que envolve pessoas da comunidade, que com o dinheiro arrecadado, sustentam suas famílias.

A matéria prima ainda é pequena, porque são poucas doações. Quem quiser fazer a doação, pode levar os objetos na cooperativa, que fica na Rua Pátria, 120, Jardim Nova Cotia. Outro ponto de doação é no Supermercado Pedrosão, no centro de Cotia.

Dependendo da quantidade, os catadores retiram em casa.

Do G1 com Jornal Cotia Agora

LEIA MAIS: Na Coopernova, do papel ao lixo eletrônico, tudo se recicla