Após 6 anos, Museu da Língua Portuguesa reabre ao público domingo

O Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, no Centro de São Paulo, será reaberto ao público no próximo domingo (1º) após passar 6 anos fechados depois de ter sido atingido por um incêndio. As obras de reconstrução custaram R$ 85,8 milhões.

O museu vai funcionar de terça-feira ao domingo, das 9h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 20 e deve ser adquirido pela internet. Aos sábados, a entrada é gratuita, mas a visitação deve ser agendada, já que há um controle de pessoas devido à pandemia de coronavírus.

A reinauguração oficial ocorre no dia 31 de julho, um dia antes da abertura para visitação. Na ocasião, estarão presentes autoridades de países que usam a língua portuguesa como o principal idioma, como o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e José Sarney também confirmaram presença. Todos os demais ex-presidentes da República e o atual presidente Jair Bolsonaro foram convidados, mas somente Dilma Rousseff  agradeceu o convite e disse que não poderá comparecer.

O museu foi completamente transformado com novos conteúdos, novas tecnologias e mais interatividade.

A organização do museu vai convidar acadêmicos, professores a participar de um trabalho que pretende transformar o museu em um centro de difusão de saber e conhecimento sobre a língua, de acordo com Sérgio Sá Leitão, secretário Estadual de Cultura.

Do G1