Apesar da quarentena, Cotia teve cinco casos de dengue em um mês

Em um momento que a população está preocupada e se prevenindo e a mídia mostrando os tantos casos de coronavírus no estado de São Paulo, ainda há uma doença que exige cuidados e prevenção, e que já registrou mais de 130 mil casos só em 2020, a dengue.

O Jornal Cotia Agora fez levantamento junto à Secretaria Estadual da Saúde e mostra os números atualizados até o início de junho.

No mês de maio publicamos sobre os 25 casos registrados na cidade e um mês depois, Cotia chega a 30 ocorrências, sendo 27 autóctones (contraídos dentro do município) e 3 importados (contraídos fora). Foram 105 notificações entre janeiro e final de maio, número bem abaixo dos registrados nos anos anteriores.

Em 2020 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências.