Apae de Cotia promove workshop sobre diversidade no mercado de trabalho

Acontece no próximo dia 29, a partir das 8h, no auditório do Senai de Cotia, o primeiro workshop “A diversidade nas relações do trabalho e sua influência nos negócios.

Organizado pela Apae de Cotia, o evento marca a “Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência” que ocorre sempre na última semana de agosto, e tem o apoio do Senai São Paulo.

Empresários e empregadores terão acesso a diversas palestras que norteiam o universo da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, além de informações atualizadas sobre a nova CLT – Consolidação das Leis Trabalhista, renúncia fiscal, Compliance entre outros temas (veja programação completa abaixo). “O evento é uma oportunidade para as empresas terem mais conhecimento da empregabilidade da pessoa com deficiência”, lembrou Paulo Generoso, presidente da Apae de Cotia.

Uma das palestras, com tema “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, será ministrada por Generoso. Além de explicar o conceito do termo “pessoa com deficiência”, o presidente da Apae deve trazer a lei 13.146/2015 que versa não só sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, mas também sobre a perspectiva e vida desta pessoa e da humanização da empresa.

Entre os palestrantes também estará Helvécio Siqueira de Oliveira, diretor da Escola Senai Ítalo Bologna. Com experiência em educação profissional de pessoas com deficiências, ele falará sobre inclusão da pessoa com deficiência e o desafio do trabalho com segurança e produtividade.

A nova CLT com aspiração para empregabilidade da pessoa com deficiência será o tema da palestra do advogado especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário Jorge Farias. E por fim, o advogado Gilberto Luna Gomes, falará sobre a importância da Renúncia Fiscal para a sustentabilidade das instituições filantrópicas

Apae de Cotia vem passando por uma grande reestruturação com objetivo principal de melhorar e ampliar o atendimento e inserir jovens no mercado de trabalho, daí a importância deste evento que ajudará a esclarecer os empresários.

Sobre a Apae de Cotia

A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cotia é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que desde sua fundação em 30 de maio de 1989, vem lutando para que as pessoas com deficiência possam ter um espaço digno na sociedade.

Para manter suas atividades, a instituição conta com os recursos oriundos do setor privado e parcerias com os governos Municipal, Estadual e Federal, que são destinados para os serviços de atendimento à pessoa com deficiência intelectual, principalmente dos Municípios de Cotia e Vargem Grande Paulista.

Este movimento comunitário é considerado o maior do mundo em prol da pessoa com deficiência intelectual. As Apaes do Brasil são independentes, ou seja, os recursos de cada uma provêm somente de sua comunidade, não havendo ligação administrativa ou financeira entre elas, porém, todas são filiadas à Federação Nacional das Apaes.

Atualmente cerca de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos são atendidos por uma equipe multidisciplinar em diversos programas e atividade entre os quais, Educação Especial, ambulatorial como o Programa de Estimulação Precoce – PEP, que atende crianças de zero a 6 anos de idade, o Programa de Educação Inclusiva – PEI, que atende crianças e adolescentes incluídos na rede regular de Ensino com dificuldade em aprendizagem e o Programa de Educação profissional que inclui adolescentes no mercado de trabalho. E por fim, destaque para o Programa de Fortalecimento de Vínculo que proporciona socialização e atividades pedagógicas para crianças e adolescentes moradores do entorno da Apae, que fica no bairro do Jardim Claudio, em Cotia.

Serviço:
1º Workshop A diversidade nas relações do trabalho e sua influência nos negócios
Quando: 29 de agosto
Local: Senai de Cotia
Rua Direita, 955 – Vila Santo Antônio, Granja Viana – Cotia
Horário: das 8h às 11h20

Programação:
8h-Recepção
8h30–Abertura
8h45-A nova CLT com aspiração para empregabilidade da pessoa com deficiência – Jorge Faria, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
9h15–Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho – Paulo Generoso, presidente da Apae de Cotia
9h45–Intervalo
10h–Inclusão da Pessoa com Deficiência: desafio do trabalho com segurança e produtividade – Professor Helvécio Siqueira de Oliveira
10h30 – A importância da Renúncia Fiscal para a sustentabilidade das instituições filantrópicas – Gilberto Luna Gomes, advogado, graduado pela Universidade Paulista, Pós-graduação em Qualidade e Produtividade Empresarial pelo Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares –
11h–Incluson e Compliance – Cesar Louveira Galvão, Mestre em Direito pela PUC, membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB e Instrutor voluntário do IN Movimento Inclusivo.
11h20– Encerramento e atendimento individual

Apae de Cotia – Rua Eurícledes Formiga, 50 – Jardim Claudio – Cotia – Mais informações: 4615-5353