Alunos aproximam escola, vizinhos e poder público em Cotia

Projeto incentiva que as crianças se apropriem do bairro onde moram, estreitando o relacionamento com a comunidade e solicitando ações da Prefeitura

“Conhecer o local onde se vive para ajudar a transformá-lo”. Essa frase exemplifica bem a ação de um grupo de alunos da Escola Projeto Âncora, em Cotia, após uma conversa proposta em sala de aula sobre as melhorias que gostariam de ver nas ruas do bairro. Para promover essas transformações para além dos muros escolares e tornar o entorno um lugar mais acolhedor, as crianças perceberam que deveriam trabalhar em equipe e buscar o apoio dos vizinhos e da Prefeitura. Esse foi o início do “Projeto Comunitário”, iniciativa criada em 2017 e que foi um dos destaques da última edição do prêmio nacional Desafio Criativos da Escola.

Para entender os principais problemas do bairro, as crianças entrevistaram os moradores e identificaram que os principais incômodos eram o descarte irregular de lixo, a quadra poliesportiva deteriorada, o parquinho abandonado, as ruas esburacadas e as calçadas tomadas pelo mato. Com essa lista em mãos, os estudantes avaliaram que, apesar de algumas questões caberem estritamente ao poder público, outras poderiam ser solucionadas por eles mesmos com a ajuda da comunidade.

O projeto, que começou com o intuito de resolver problemas como esses, fez com que os estudantes se dessem conta da importância e da oportunidade de conhecerem melhor não só seus próprios vizinhos, como a história e as riquezas da comunidade.

Enquanto pesquisavam para propor melhorias para os problemas mapeados, os jovens descobriram a origem do bairro, além de saberes e fazeres locais, o que os motivou a elaborarem uma árvore genealógica das famílias da região. Para compartilhar as descobertas, os alunos criaram um painel para registro das atividades, realizaram oficinas para os vizinhos sobre brincadeiras de rua e apresentaram as demandas ao poder público local. A escola, que acompanhou todo o processo, aproveitou a iniciativa para estimular novas oportunidades de aprendizado para o estudo de cultura, folclore e política.

Desafio 2018: inscrições abertas!
Projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam transformando a escola ou a comunidade já podem ser inscritos na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola. Tanto estudantes quanto educadores podem enviar suas ações até o dia 1º de outubro de 2018. Em 2017, a premiação recebeu 1492 projetos de todas as regiões do Brasil. É possível conhecer os projetos das edições anteriores do Desafio nas redes sociais do programa e em seu site, que possui, entre outras coisas, textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.