Agora vai! Começam as obras da nova sede da Polícia Militar em Cotia

Finalmente as obras da nova sede da 3ª Cia do 33º Batalhão da Polícia Militar em Cotia começaram. Na semana passada o Jornal Cotia Agora publicou matéria mostrando movimento no terreno, que tem obras atrasadas de muro de contenção há mais de dois anos.

Nossa reportagem vem acompanhando as obras desde 2020, quando o barranco caiu e ao longo desses mais de dois anos, muita coisa aconteceu, o trabalho foi paralisado muitas vezes, poste caiu, tubulação de água se rompeu, pessoas foram atropeladas por conta da intervenção nas ruas laterais.

Nesta quarta-feira (10), o Jornal Cotia Agora obteve a informação junto à empresa responsável pela obra, de que começou a construção da nova sede da PM.

A construção deve durar um ano, pelo menos essa é a previsão, mas se tratando de obra pública, este prazo pode se prolongar por mais tempo. Uma nova base da PM é um antigo sonho da corporação, que fica há muitos anos na Rua Baptista Cepellos, no Centro de Cotia, em um prédio alugado da família Pedroso, do ex prefeito Quinzinho. Apesar de ser um prédio grande, com entrada e saída na Baptista e na Rua Guido Fecchio, não é totalmente ocupado pela polícia militar, sendo que, no andar de cima funciona comércio e moradia.

As instalações não são apropriadas para uma Cia da PM, que tem dezenas de policiais, com poucas vagas para estacionar os veículos dos próprios e as viaturas.

O terreno na esquina das avenidas Nossa Senhora de Fátima com Antônio Mathias de Camargo e Rua Guido Fecchio pertence ao Governo do Estado e seria construída nos anos 90 uma nova agência do Banespa, banco estatal de São Paulo, mas que nunca saiu do papel.

No mandato de Quinzinho Pedroso foi feito um projeto de troca de áreas, com a prefeitura doando um terreno na Avenida Ralf Bolli para o Estado e este cedendo o do Centro.
A intenção do prefeito era de construir um prédio comercial, uma espécie de camelódromo municipal, para abrigar os ambulantes que na época já tomavam as ruas e calçadas irregularmente, o que voltou a acontecer em 2022, com vista grossa da prefeitura.

Vamos aguardar e ficar de olho. Cabe à população vigiar e fiscalizar o andamento das obras.