Agora é Lei: Carcaças de carros estão proibidas em ruas e calçadas de Cotia

Aqueles velhos carros e carcaças que atrapalham a passagem de pedestres e até outros veículos estão com seus dias contados nas ruas de Cotia.

Virou Lei e foi publicada nesta quarta-feira (05) a regulamentação que proíbe que este tipo de material fique nas ruas e calçadas da cidade. É comum vermos em Cotia muitos carros e às vezes só a carcaça deles atrapalhando o ir e vir do cidadão e poluindo o visual. Oficinas mecânicas e aqueles profissionais que consertam carros de clientes em casa, sem nenhuma estrutura, em cima da calçada, poderão ser o alvo da fiscalização.

Dizemos “poderão”, já que em Cotia acontece há alguns anos este tipo de fiscalização, a Operação Limpa Trecho, que recolhe carros velhos e parados há muito tempo, porém, as oficinas não são fiscalizadas e é feita vista grossa em cima disso.

A Lei Ordinária 1961 não livra nem os carros que ficam parados cobertos com capas e se ficar constatado que está no local mais de 20 dias, serão recolhidos. O motivo alegado na Lei é que este tipo de material, além de atrapalhar a passagem, acumula lixo e água parada, virando foco de dengue. Veículos sem placa, sem condição de deslocamento e com risco de segurança estarão na mira.

Após o material ser apreendido, o proprietário terá 30 dias para reclamar, pagar as multas e retirar, desde que se comprometa a não colocar novamente em vias públicas.

A Lei, já em vigor, mas ainda não definiu qual órgão será responsável pela apreensão.