Aelton Barbosa: Política séria é o que queremos

Cotia está situada na Região Metropolitana de São Paulo com população estimada em 225.306. Ficou conhecida como “Cidade das Rosas” em virtude da Fazenda Roselândia, um antigo patrimônio histórico, onde havia o cultivo e a comercialização de rosas e outras espécies de flores, que atualmente está em fase de loteamento para a construção de um condomínio horizontal. Segundo pesquisas, Cotia é um dos municípios mais ricos e desenvolvidos da região à qual pertence, contando ainda com muitos condomínios.

É nessa peculiar cidade da Grande São Paulo que também teremos disputas eleitorais para Prefeito e Vereadores, assim com no restante do Brasil. Cotia terá alguns candidatos a prefeito e hoje falaremos de dois nomes QUINZINHO PEDROSO e ROGÉRIO FRANCO, os demais serão objeto das próximas edições.

Vamos ao que interessa. Sempre de maneira sintética tentaremos fazer comparações sobre os perfis dos candidatos, de forma imparcial e respeitando o Eleitor.

– QUINZINHO PEDROSO, político conhecido na cidade com experiência na administração pública, eleito prefeito por dois mandatos, com forte carisma entre seus eleitores.

– ROGÉRIO FRANCO, político também conhecido na cidade e com experiência em dois mandatos como vereador, surgindo como um nome novo para a Prefeitura de Cotia.

– QUINZINHO PEDROSO, tem certa rejeição popular em decorrência de problemas com a Justiça, que segundo ele mesmo já foram resolvidos.

– ROGÉRIO FRANCO possui forte rejeição por ser o sucessor do atual prefeito CARLÃO CAMARGO, criticado pela população por não ter feito obras voltadas para o bem estar do cidadão, inclusive na ocasião em que Rogério Franco exerceu dois mandatos como vereador.

O que o Eleitor percebe é que ambos possuem pontos fortes e pontos a serem trabalhados. Ora, nesse cenário dicotômico de situação e oposição, QUINZINHO E ROGÉRIO terão desafios importantes para vencer a disputa pelo Governo da cidade de Cotia.

Nesse primeiro momento não vamos avaliar as qualidades e defeitos desses candidatos, mas sim como se comportarão em relação à comunicação e estratégias que adotarão durante o período eleitoral, pois o desafio é grande, haja vista a descrença popular que político enfrenta em razão de escândalos diversos ocorridos em todo o Brasil e também em Cotia.

As estratégias começaram, mas ledo engano quem acredita que fará nome dando “festinhas para o povo ou distribuindo sorrisos”, pois sabemos que para ganhar uma eleição precisam mais do que isso. Nem sempre aquele velho ditado “Quem não é visto não é lembrado”, vale para as urnas, depende muito do contexto.

São conjuntos de ações voltadas para o DIAGNÓSTICO do cenário urbano, social e até mesmo cultural de Cotia, que nortearão uma campanha adequada e voltada para a tão sonhada VITÓRIA no pleito, além disso, os candidatos, tanto para Vereadores quanto para Prefeito, devem traçar objetivos claros de comunicações e propostas adequadas, afinal de contas o cidadão cotiano não é bobo.

As redes sociais e comunicações realizadas através das telecomunicações, rádios, jornais e até mesmo celulares, devem ser dirigidas para atingir o maior público possível, de forma coesa, limpa, com linguagem fácil e visando atender com proposta que ultrapassem as expectativas dos eleitores. A propósito, quais expectativas? Depois de tantos escândalos de corrupção e improbidade administrativas que estampam os noticiários do Brasil.

No caso de QUINZINHO PEDROSO é bem possível que traçará estratégia valorizando sua EXPERIÊNCIA POLÍTICA e o CARISMA que tem com seus eleitores, maximizando suas realizações.

ROGÉRIO FRANCO por sua vez deve adotar o conceito de comunicação de “NOVO POLÍTICO”, tendo como principal META minimizar a rejeição do atual prefeito, mesmo que se posicione como seu sucessor político e, CONQUISTAR um novo eleitorado.

Durante a campanha os candidatos farão alianças que possibilitem atingir suas metas, mas devem sempre lembrar que o POVO só quer uma coisa SIMPLES – FAÇAM o que precisa ser feito para aquele cidadão que sai cedo de casa, enfrentando transportes lotados, SEM atendimento de saúde, SEM segurança, SEM moradia digna, por vezes SEM emprego e SEM educação para seus filhos. Basta trabalhar para trocar o termo SEM pelo termo COM, lutando contra suas próprias divergências e interesses, colocando o CIDADÃO como seu verdadeiro objetivo de Marketing, tornando-o seu único cliente.

Caro leitor, o conteúdo acima fala sobre a comunicação dirigida aos cidadãos, mas todos sabem que não é somente isso que o candidato dever fazer, pois o que mais queremos na verdade é o COMPROMETIMENTO com nossa cidade e que transformem as propostas em AÇÕES VERDADEIRAS, não somente falácia.

Quem vencerá as eleições? Essa resposta nós ainda não temos, pois serão as urnas que responderão, mas, sinceramente, esperamos que o grande vencedor seja você ELEITOR.

AELTON BARBOSA, conhecido como ALPHA BRAVO, é funcionário público e especialista em Marketing, formado em Propaganda e Publicidade pela Universidade MACKENZIE, pós-graduado em Marketing de Serviços pela Universidade UNIP e, pós graduando em Marketing Eleitoral pela Universidade UNINTER.