Aelton Barbosa e a POLÍTICA DE COTIA – PRÉ CANDIDATOS.

Em continuidade a análise de perfis dos pré-candidatos à Prefeitura de Cotia, falaremos de outros dois nomes, SILVIO CABRAL e WELLINGTON FORMIGA e quais suas estratégias de comunicação para conquistar e alavancar votos.

– SILVIO CABRAL, advogado especializado em Direito Urbanístico, se apresenta como novo nome no cenário eleitoral de Cotia, apesar de ser conhecido na política local e manter discurso opositor a atual gestão de governo, comunicado-se com ênfase nas questões voltadas para o Plano Diretor da Cidade, vêm se posicionando como candidato da mudança no atual partido PPS.

– WELLINGTON FORMIGA, formado em Direito e pré-candidato indicado pelo partido Partido Trabalhista Brasileiro, um jovem candidato chamado de “plantador de sonhos” por Campos Machado, Presidente do PTB, conhecido no cenário local já foi candidato a Vereador e Deputado Federal, surge como um nome novo para a Prefeitura de Cotia.

– SILVIO CABRAL, não apresenta rejeição popular face sua pequena visibilidade política, o que poderia ter sido diminuído na oportunidade em que concedeu entrevista para a jornalista Sonia Marques, redatora de um Jornal local de Cotia, ocasião em que deveria ter focado seu discurso para possível plataforma de governo, não somente realizar críticas sobre a administração municipal atual.

– WELLINGTON FORMIGA, apesar de conhecido na Cidade não centralizou comunicação dirigida para seus eleitores, utilizando somente a base partidária do PTB, entretanto poderia utilizar outros meios para divulgar sua pré-candidatura, concedendo entrevistas em jornais locais.

O que o eleitor de Cotia percebe é que SILVIO e FORMIGA despontam como nomes novos, mas ainda sem grande expressão no cenário atual, o que não chega a ser negativo, mas sim uma oportunidade para conseguir votos dos indecisos e descontentes nessa disputa acirrada na Cidade.

SILVIO e FORMIGA já usam mídias e redes sociais para divulgarem suas propostas, contudo ainda necessitam direcionar suas campanhas, que devem ser voltadas para a conquista de novos eleitores, observando o que determina a lei eleitoral, desta forma devem aproveitar as oportunidades positivas de divulgação, e por vezes provocar o eleitorado a participar das decisões que envolvam o interesse comum.

No caso de SILVIO CABRAL é bem possível que sua principal estratégia valorize sua oposição ferrenha ao atual prefeito Carlão Camargo e seu possível candidato, buscando ainda conquistar os eleitores ligados a entidades de classes e agremiações, tais como taxistas, advogados e outros, minimizando o fato de ainda ser pouco conhecido, demonstrando se realmente é candidato de esquerda ou não, assumindo compromissos sociais com o Eleitor.

WELLINGTON FORMIGA por sua vez pode adotar o conceito de comunicação de “O JOVEM POLÍTICO”, tendo como principal META divulgar suas ideias, ressaltando em sua comunicação o fato de não ter compromisso com os políticos já conhecidos do cenário local de Cotia.

A campanha os dois candidatos deve ser moldada em alianças que possibilitem atingir o máximo de eleitores; SILVIO deve ampliar seus contatos com associações de bairro e entidades, com o objetivo de divulgar suas ideias e propostas; FORMIGA deve aproveitar o apoio partidário que recebeu, contudo deve focar sua comunicação aos jovens, sem menosprezar o eleitorado adulto, valorizando a criação de empregos e a melhoria na saúde pública.

Estimado leitor, nós analisamos a possível comunicação adequada e voltada para o cidadão cotiano, mas não é só isso que os candidatos devem ter como objetivo, pois diante de tantos escândalos é notório que precisamos de políticos comprometidos com a Ética e com propostas voltadas para Cotia, chega de falácia.

Quem vai desistir da candidatura? Que vai virar Vice? Nesse momento o jogo político ainda está sendo articulado nos bastidores, por isso ELEITOR fique atento e não desperdice seu voto, escolha com critério, não se venda.

*AELTON BARBOSA, conhecido como ALPHA BRAVO, é funcionário público e especialista em Marketing, formado em Propaganda e Publicidade pela Universidade MACKENZIE, pós-graduado em Marketing de Serviços pela Universidade UNIP e, pós graduando em Marketing Eleitoral pela Universidade UNINTER.

ALPHA BRAVO