Aelton Barbosa e a política de Cotia: Em quem votar para Vereador?

*

Caros leitores, o dia 02 de outubro se aproxima e centenas de candidatos disputam uma das treze vagas na Câmara Municipal de Cotia. Os candidatos desfilam por aí, destacando e exibindo suas habilidades, virtudes e tudo mais que eles acreditam ter de positivo para ocupar o cargo de Vereador.

Nesse cenário de euforia e bravatas, surgem candidatos mágicos, ilusionistas, alienados, profetas, sábios, todo tipo de gente disposta a enganar e confundir o eleitor com o intuito de receber seu voto.

Ora meus caros, existem candidatos sérios, embora sejam poucos, mas independente disso cabe ao eleitor fazer sua escolha avaliando o perfil do candidato, suas propostas, sua vida política e pública, e, se possível, identificar se teve algum tipo de problema com a Justiça ou até mesmo a polícia, mesmo que ele esteja com sua ficha “limpa”, pois até mesmo os “gatunos” candidatos a vereador sabem como utilizar a Lei em seu favor.

Sabemos que é difícil avaliar, julgar e votar em Cotia, assim como em todo o Brasil, mas nesse jogo da eleição quem manda é o eleitor, não o candidato.

Em uma eleição peculiar como a de Cotia existe pluralidade de partidos políticos que já abandonaram há muito tempo suas ideias de criação, pois basta ver que existem candidatos com o perfil diferente da legenda, fato que demonstra que o importante é se eleger, não importa em qual partido ou custo.

Nessa eleição temos disputas pela maioria dos votos, além de lutarem para serem reeleitos, assim como os demais, dois partidos vão brigar muito por isso, inclusive diretamente pelo “primeiro lugar”, são eles o PSB e o PDT, noutra ponta aparecem vários nomes buscando nem que seja a última cadeira disponível, podemos citar os esforços dos candidatos dos partidos SOLIDARIEDADE, PMDB, PT, PSD, PPL, PSOL e outras centenas de candidatos desconhecidos que almejam o voto do eleitor de diversos partidos.

Caros, não estamos avaliando a capacidade dos candidatos, entretanto algumas estratégias podem ser adotadas por ele, uma delas seria a comunicação direta com seu possível eleitor, utilizando as mídias sociais, “Facebook, Whatsapp”, criando um canal com os indecisos e insatisfeitos, atentando para o fato de que não existe mágica e sim trabalho e competência.

As estratégias devem convergir para o eleitor, tendo como foco a transparência de ideias e propostas de governo, priorizando a ética e planejamento.

O eleitor cotiano não deve ter vergonha de mudar de opinião e de voto, ademais, é no decorrer da campanha que identificamos algumas posturas de candidatos, ocasião em que avaliamos quem tem os requisitos básicos de um represente político.

Cotia tem somente 13 vagas para o cargo de Vereador e aproximadamente 304 candidatos nesse pleito, contando com ainda com aqueles que estão sendo julgados pelo Tribunal Eleitoral, tornando uma disputa acirrada por cada uma das cadeiras. Eleitor não desperdice seu voto, escolha com critério, exerça sua cidadania. A resposta para a pergunta: “Em quem votar”? É sua, caro eleitor.

*AELTON BARBOSA, conhecido como ALPHA BRAVO, é funcionário público e especialista em Marketing Eleitoral. Escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora.