Acidentes de trânsito mataram 90 pessoas na Região Oeste

As colisões entre veículos e os atropelamentos deixaram, nos últimos 11 meses, um saldo de 90 mortos e 4735 feridos nas oito cidades da Região Oeste. É o que apontam dados divulgados na última semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Dentre os óbitos, a média é de oito por mês entre janeiro e novembro de 2015. E a cidade que lidera essas estatísticas é também a dona da maior frota da região. Osasco soma 30 mortes em decorrência da violência no trânsito este ano, seguida por Barueri, com 24. Foram registradas ainda 14 mortes em Itapevi, 13 em Cotia, 4 em Carapicuíba, 4 em Santana de Parnaíba e uma em Jandira. Pirapora do Bom Jesus é o único município da região que não registrou mortes no trânsito este ano.

Osasco lidera também o ranking de feridos, com 1621 vítimas nos 11 primeiros meses desse ano. Em segundo lugar, mas com metade desse total, vem Barueri, que somou 885, seguida de perto por Carapicuíba, com 817. Também contribui para essas estatísticas o registro de 642 feridos em Cotia, 404 em Itapevi, 197 em Santana de Parnaíba, 167 em Jandira e 2 em Pirapora do Bom Jesus. Nesse período, a média regional foi ainda de 439 feridos no trânsito por mês, ou ainda 14 por dia.
Os dados mais recentes da secretaria apontam ainda uma queda no total de mortos em decorrência de acidentes de trânsito, na região, nos últimos dois meses. Foram 10 óbitos em novembro, volume 23% menor que as 13 mortes registradas em outubro. A única cidade na contramão dessa tendência foi Barueri, que teve seus números elevados de 1 para 6 mortes no período. Por outro lado, Itapevi liderou a baixa, com total caindo de 4 para 0. Osasco também teve queda, de 6 para 4. Já Carapicuíba, Cotia e Jandira, que não contabilizaram óbitos em novembro, tinham somado 1 caso cada em outubro. Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba não registraram ocorrências nos dois períodos.

Já entre os feridos, houve alta de 17% nesses dois meses, com o total passando de 376 em outubro para 440 em novembro. A alta foi puxada principalmente por Cotia, onde o total de feridos subiu de 39 para 76, quase dobrando. Em Barueri, o total subiu de 65 para 83 e, em Carapicuíba, de 66 para 77.

Em Itapevi, a elevação foi de 38 para 45 e, em Osasco, de 132 para 139. O crescimento só não foi maior devido à contribuição de duas cidades. Em Jandira, o total de feridos baixou de 12, em outubro, para 9 em novembro. E, em Santana de Parnaíba, a queda foi ainda maior, de 24 para 11. Pirapora do Bom Jesus não registrou feridos em acidentes de trânsito nesse intervalo.

Os dados da secretaria incluem os registros de morte em acidentes como homicídio culposo por acidente de trânsito. Já o total de feridos é obtido a partir de registros de lesões corporais por acidentes de trânsito. No primeiro caso, as estatísticas não incluem os casos de homicídio doloso por acidente, que acontece quando há intenção de matar.

Por Erica Celestini – Webdiario