Ação Global do Sesi e Rede Globo chega a Cotia neste sábado

A partir das 9 horas deste sábado (26/5), o Sesi realizará em parceria com a Rede Globo a Ação Global, que no estado de São Paulo será em Cotia, no Sesi Cotia.

Atividades durante a Ação Global – Este sábado será repleto de serviços prestados gratuitamente à população. Haverá atendimento para crianças, jovens e adultos nas áreas de educação, saúde, cultura, alimentação, esporte e lazer, além de serviços de cidadania e inclusão social. Diversas parcerias foram firmadas para oferecer dezenas de serviços, destacando-se emissão de documentos, orientações jurídicas, corte de cabelo, exames de saúde preventivos, shows, apresentações culturais e oficinas de nutrição, entre outros serviços.

Saúde – Serão realizados testes básicos de aferição de pressão arterial e de glicemia, IMC – Índice de Massa Corporal, com medição de peso e altura, além de outras dicas de alimentação saudável e prevenção de doenças neurológicas em crianças e bebês. Serão emitidos cartões do SUS, orientação sobre doenças sexualmente transmitidas, prevenção do câncer bucal, sobre prevenção da dengue e um escovódromo para crianças de 7 a 14 anos.

Cidadania – A Ação Global em Cotia terá emissão de primeira via da carteira de identidade (RG) para menores de idade, Carteira de Trabalho, corte de cabelo, segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito. Também haverá orientação previdenciária sobre benefícios do INSS e demais serviços relacionados. Além da área previdenciária, haverá atendimento de orientação jurídica nas áreas de direito do consumidor, locação, trabalhista, contratos, penal e família.

Demais atividades – Haverá atividades de educação ambiental, uma delas com foco no uso consciente da água, oficina de banqueta decorada com estêncil, e oficinas de nutrição em que serão ensinados pratos baratos e saudáveis, com utilização de molhos diversos, berinjela, abacaxi, etc. Palestras sobre higiene e segurança alimentar e cuidados na alimentação de gestantes, bebês e crianças. Serão divulgados os cursos da nova escola do Senai em Cotia e a garotada poderá participar de gincanas, atividades em brinquedos infláveis, jogo de taco, xadrez gigante, entre dezenas de outras atrações.

Cultura – A Ordem dos Músicos também estará presente, para dar orientações sobre a regulamentação dos músicos no Brasil. Haverá espaço de leitura, apresentações de dança e outras atividades culturais.

Leandro de Itaquera – Formado por jovens e adolescentes da região, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera fará apresentação gratuita dentro da Ação Global, às 15 horas.

Por onde passa, o grupo leva a essência do samba. Além dos desfiles do carnaval, no qual integra o Grupo de Acesso, os músicos se apresentam em shows e festivais, aproximando a comunidade da cultura popular brasileira. A escola surgiu em 1982, no bairro de Itaquera, São Paulo, quando a jovem Karin pediu ao pai, Leandro, uma escola de samba de presente de aniversário. Bastaram algumas reuniões para que o sonho se concretizasse e a Leandro de Itaquera tomasse as ruas da cidade.

Depois de 36 anos, o ritmo e a alegria continuam com muito samba no pé e histórias para contar.  A Ação Global Nacional, que começou em 1991, é promovida pelo Serviço Social da Indústria e a Rede Globo de Televisão. O objetivo da iniciativa é utilizar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania.

Serviço:
Ação Global Nacional – Cotia
Data e horário: 26/5/2018 (sábado), das 9 às 17 horas.
Local: Centro de Atividades Sesi Olavo Egydio Setúbal
Rua Mesopotâmia, 300 – Jardim Passárgada – Cotia