Abertas inscrições para o prêmio Prefeito Empreendedor da região

Iniciativa do Sebrae reconhece projetos municipais de estímulo ao desenvolvimento das pequenas empresas.

Gestores municipais da região podem se inscrever na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece ações de estímulos ao desenvolvimento econômico e social por meio do incentivo aos negócios de pequeno porte. O prêmio tem o objetivo de incluir o empreendedorismo na agenda do desenvolvimento municipal assim como acontece com saúde e educação, que já integram os planos de governos. Realizada a cada dois anos, a premiação é concedida aos prefeitos de todo o Brasil, São Paulo de destaca pelo grande número de prefeitos que são selados em todas as edições.

Para Carlos Alberto de Freitas, gerente do Escritório Regional do Sebrae em Osasco, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma grande oportunidade para os prefeitos da região apresentarem o trabalho que já vêm realizando em prol dos pequenos negócios, exaltando a importância destes empreendedores no desenvolvimento local. “Compartilhar tais iniciativas de sucesso, possibilita ainda que outros gestores públicos se inspirem e fortaleçam o tratamento diferenciado, necessário às pequenas empresas e pequenos produtores rurais, grandes responsáveis pela geração de renda e empregos”, explica Carlos Alberto.

A premiação seleciona o melhor projeto e também as ações de destaque em categorias temáticas: Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, e duas novas categorias: Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

As inscrições vão até 31 de julho e devem ser feitas no site http://prefeitoempreendedor.sebraesp.com.br/. Na última edição, 335 projetos inscritos de 265 prefeituras foram escritos em São Paulo. Os prefeitos que tiverem dúvidas sobre podem contatar o Escritório Regional do Sebrae em Osasco, pelo telefone 3682-7100. “Tendo em vista a relevância do tema para toda a região, o Sebrae em Osasco promoveu no dia 19 de maio desde ano um Workshop de Apresentação da 9ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, onde estiveram presentes representantes de quase todos os municípios da região: Barueri, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, os quais puderam se atualizar sobre os requisitos e possibilidades dessa nova edição”, acrescenta Marcelo Rodrigues Ulliana, consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em Osasco. Conheça as histórias vencedoras da última edição em http://sebr.ae/SP/livroppe.

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – O prêmio representa uma importante parte da missão do Sebrae-SP de disseminar boas práticas em políticas públicas que gerem o desenvolvimento sustentável. “Queremos que essas iniciativas de sucesso se multipliquem pelos municípios. Para isso, é necessário que as prefeituras realmente apoiem o empreendedorismo e os pequenos negócios, simplificando procedimentos de registro e licenciamento, abrindo o mercado das compras públicas aos pequenos negócios, levando benefícios e garantindo o tratamento diferenciado ao setor” afirma o presidente do Sebrae, Paulo Skaf.

Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais. Cada município pode inscrever até dois projetos desde que em categorias diferentes. Concorrem nacionalmente somente as propostas vencedoras nas respectivas categorias da etapa estadual. “Queremos despertar nas lideranças locais o poder de transformação social e de desenvolvimento local que as micro e pequenas empresas possuem, uma vez que o setor é responsável por 99% das empresas abertas no país e importantíssimo gerador de emprego e renda” afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae.